web analytics
26/07/2018
Medicina
Dr. Marcelo Vilar

Perguntas sobre Ceratocone Curitiba

Confira algumas das perguntas que mais recebemos no consultório do Dr. Marcelo Vilar, em Curitiba e entenda mais sobre o Ceratocone.

O que é Ceratocone?

O termo Ceratocone vem do grego (cerato=córnea e konus=cone)  é uma doença ocular não inflamatória, bilateral e progressiva do olho , que afeta  o formato e a espessura corneana, provocando a percepção de imagens distorcidas e embaçadas. Inicia-se na puberdade e pode progredir até os 40 anos. Ocorre em homens e mulheres, com proporção de 1 caso para 20.000 indivíduos, da população em geral. A principal causa de transplante de córnea no Brasil e em Curitiba é o ceratocone. Apesar de suas causas ainda não serem totalmente determinadas, acreditam estar associada a alergias, ao coçar dos olhos constantemente e também à fatores genéticos.

Ceratocone | Dr. Marcelo Vilar

Sintomas do ceratocone

A evolução do ceratocone é quase sempre progressiva, com o aumento do astigmatismo. Em casos de ceratocone em Curitiba e em outros lugares, na sua fase inicial a doença apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau dos óculos com muita frequência.

Nas fases mais avançadas a correção visual com óculos já não resolve e as lentes de contato passam a ser a opção para correção da visão. Entretanto a tolerância às lentes é baixa e a adaptação às mesmas é difícil, às vezes, até impossível.

O diagnóstico definitivo do ceratocone é feito com base nas características clínicas e com exames complementares de topografia e tomografia de córnea

O principal sintoma é a visão borrada e distorcida, tanto para longe quanto para perto. Alguns podem relatar diplopia (visão dupla) ou poliopia (percepção de várias imagens de um mesmo objeto), necessidade de apertar os olhos e halos em torno das luzes, fotofobia (sensibilidade excessiva à luz) fazem parte das queixas dos pacientes com ceratocone. A coceira e atopia estão presentes em cerca de 20% dos pacientes com ceratocone.

Tratamentos para ceratocone em Curitiba

Até poucos anos o tratamento do ceratocone consistia na prescrição de óculos ou lentes de contato e quando estes métodos não surtiam mais efeito, o transplante de córnea seria a única solução possível, porém, esse cenário se altera nos dias de hoje.

Além do uso dos óculos e lentes que não estabilizam a doença, mas proporcionam uma certa satisfação na visão, ainda existem tratamentos como crosslinking para ceratocone e implante de anel de ferrara para ceratocone.

Porém, o único procedimento curativo para o ceratocone ainda é o transplante de córnea, o qual, como todo procedimento cirúrgico, pode estar associado a complicações, tais como: alto astigmatismo, rejeição, infecção, glaucoma, catarata e doenças relacionadas à superfície ocular.

Portanto, podemos classificar o ceratocone em 4 graus evolutivos de acordo com a severidade da doença, com as alternativas de tratamento sempre avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.

• Óculos para ceratocone
A primeira opção que o paciente recebe é a prescrição de óculos para ceratocone, principalmente nos casos iniciais da doença, quando o astigmatismo irregular ainda é baixo e é possível obter uma acuidade visual aceitável.

• Lentes de Contato para ceratocone
A partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória, a lente de contato para ceratocone é a próxima alternativa, geralmente é utilizada a lente rígida gás permeável que procura proporcionar a melhor acuidade visual, principalmente assegurar a saúde fisiológica da córnea, melhorando sua curvatura.

Ceratocone lentes de contato | Dr. Marcelo Vilar
Ceratocone e Lentes de contato | Dr. Marcelo Vilar

• Crosslinking para ceratocone
O crosslinking da córnea é um novo tratamento cirúrgico desenvolvido com a finalidade de aumentar a resistência da córnea, aumentando sua estabilidade. Consiste na ligação do colágeno da córnea com a riboflavina (VITAMINA B2). O objetivo é minimizar ou parar a progressão do ceratocone e com isso estabilizar na situação atual ou após um tratamento prévio (como anel Ferrara, por exemplo)  evitando um  futuro transplante de córnea.

Ceratocone Crosslinking | Dr. Marcelo Vilar
Ceratocone tratamento Crosslinking | Dr. Marcelo Vilar

Você também pode gostar de:

Ceratocone – Causas, sintomas e tratamentos
Ceratocone: o que é, sintomas e tratamentos

• Implante de Anel para ceratocone
Mais conhecidos como anéis corneanos de Ferrara, é mais uma alternativa cirúrgica para  se evitar o transplante de córnea . Mais de 300 mil pacientes já colocaram o anel corneano para o ceratocone.  Está indicado, principalmente nos portadores de ceratocone, intolerantes a lentes de contato ou com irregularidades acentuadas da córnea. Todo o procedimento para o implante do anel é feito com laser, FEMTOSECONDLASER. Uma pequena incisão é feita na periferia da córnea e dois arcos de polimetil metacrilato (PMMA) são introduzidos no túnel realizado pelo laser, introduzindo os segmentos entre as camadas do estroma em cada lado da pupila.

Ceratocone implante de anel | Dr. Marcelo Vilar
Ceratocone tratamento implante de anel | Dr. Marcelo Vilar

Após a introdução dos segmentos intra-estromais na córnea, espera-se que haja uma alteração da curvatura da córnea para um formato mais circular, melhorando sua asfericidade e consequentemente a qualidade visual. Muitas vezes, a graduação dos óculos também se modifica para graus mais baixos. O procedimento é realizado com colírio anestésico.

• Transplante de Córnea:
Nos casos de ceratocone que progredirem ao ponto onde a correção visual não pode ser mais atingida com os outros tratamentos, o afinamento da córnea se torna excessivo ou cicatrizes corneanas resultantes do uso de lentes de contato tornam-se um problema frequente ou existe a presença de leucoma importante (opacificação corneana em nível avançado), o transplante de córnea para tratar ceratocone se torna necessário.

Agende sua consulta com o oftalmologista em Curitiba Dr. Marcelo Vilar e saiba mais sobre as possibilidades de tratamento de ceratocone. Ligue para o telefone (41)3310-4225 ou fale conosco pelo WhatsApp (41)99616-9915.

É de Curitiba? Visite o consultório do Dr. Marcelo Vilar no bairro Batel, na Rua Coronel Dulcídio, 199 – 5º Andar.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.