Muitas doenças oftalmológicas necessitam de cirurgia para a recuperação, total ou parcial, da visão. São exemplos os erros refrativos, o ceratocone e a catarata. Sempre lembrando que cada caso é específico e deve ser avaliado por um médico cirurgião especialista.
Com o avanço do conhecimento médico acumulado, do desenvolvimento de novas técnicas e da tecnologia, atualmente as cirurgias oftalmológicas complexas são realizadas com alto nível de conforto para o paciente. Os procedimentos estão cada vez menos invasivos, mais precisos e com o pós-operatório mais rápido. A própria anestesia, por exemplo, é aplicada em forma de colírio.
Para assegurar os melhores resultados, diversos cuidados devem ser tomados pelo paciente após uma cirurgia. Por isso separamos 10 importantes recomendações.
Confira:
1) No primeiro dia após a cirurgia, é primordial o repouso. Nada de piscina, academia, esportes ou qualquer tipo de exercício físico.
2) Não coçar nem esfregar os olhos.
3) Usar os medicamentos receitados na dose e hora corretas. Não alterar, nem parar de pingar os colírios ou tomar medicação de rotina sem a ordem do médico.
4) É sempre importante lavar bem as mãos antes de pingar os colírios. Especialmente em tempos de Covid-19.
5) Em caso de lacrimejamento, o ideal é utilizar lenços descartáveis. Evite panos ou lenços de tecido que podem soltar fiapos ou poeira nos olhos.
6) Evite dormir sobre o olho operado nos dias seguintes ao da cirurgia.
7) Utilize o tampão nos 3 primeiros dias depois da cirurgia (quando necessário) e óculos escuros sempre que sair de casa ou em ambientes muito claros.
8) Procure evitar ambientes com poeira, animais domésticos ou agentes que podem provocar prurido nos olhos.
9) Compareça às consultas de retorno conforme orientação médica.
10) Em caso de dor ou qualquer outro incômodo, procure a equipe médica imediatamente.
O Dr. Marcelo Vilar também sugere que os ambientes sejam mantidos limpos e arejados e que o paciente não compartilhe toalhas ou lenços, além de evitar qualquer tipo de maquiagem durante o período de recuperação.
Se você quiser informações adicionais sobre as cirurgias, pode clicar nos seguintes links:
CIRURGIA REFRATIVA
CATARATA