A catarata é o processo da perda da transparência do cristalino. Ela embaça a visão, impedindo as pessoas de executarem tarefas comuns do dia a dia como ler, dirigir ou perceber a expressão das outras pessoas. Além disso, pode provocar a cegueira. Diversas causas podem ser relacionadas com o seu desenvolvimento: idade, diabetes, consumo elevado de álcool, tabagismo, sedentarismo, obesidade, pressão alta, fatores genéticos e até a exposição excessiva do globo ocular ao sol.
Por que a cirurgia moderna de catarata inclui o implante de uma lente intraocular.
O cristalino tem como função focar os raios de luz na retina, resultando em uma boa visão. Com o desenvolvimento da catarata (opacificação do cristalino), a visão fica prejudicada. Por isso o cristalino necessita ser removido durante a cirurgia, sendo perdida também a capacidade de focar a imagem.
Portanto, na cirurgia moderna de catarata, torna-se imprescindível introduzir uma lente intraocular permanente para ajustar o foco. Caso contrário, o paciente necessitará utilizar uma correção óptica (óculos ou lentes de contato) de alta graduação (antigamente chamado popularmente de “óculos fundo de garrafa”).
Quais são os fatores que compõem o custo e qual é o investimento?
A precificação pode variar de acordo com a técnica e experiência do cirurgião.
Mas o principal investimento é decorrente do valor da lente intraocular e sua tecnologia. Atualmente, com objetivo de corrigir o grau, as lentes com efeitos refrativos têm valores agregados maiores, pois implicam em uma lente produzida com exclusividade para a correção do olho a ser operado.
É um processo muito parecido com o realizar de óculos, ou seja, será desenvolvido sob medida para cada paciente, de acordo com o tamanho do defeito visual. Algumas lentes, como as tóricas, exigem medidas e posicionamentos especiais. E consequentemente, isso também pode elevar os valores. Em resumo: a cirurgia terá um custo variável de pessoa para pessoa e vai depender do grau a ser corrigido.
O Dr. Marcelo Vilar é médico oftalmologista, especialista em catarata e atua no Hospital de Olhos do Paraná em Curitiba. Já realizou mais de 20 mil cirurgias em sua carreira.
Clique aqui, saiba mais sobre a moderna cirurgia de catarata na rotina dos atendimentos feitos pelo Dr. Marcelo Vilar.