O check-up oftalmológico é essencial, mesmo entre adultos, principalmente após a pandemia da Covid-19, alerta o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná.
Mesmo após o fim da pandemia de Covid-19, estudantes tiveram que se adaptar a novas formas de aprendizado. O que não mudou diante desse cenário foi a necessidade do check-up oftalmológico, alerta o Dr. Marcelo Vilar. O médico explica que, na maioria dos casos, existe uma preocupação mais do que justificada com a saúde ocular das crianças, jovens e adultos. Estudos comprovam esses indicadores.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que até 10% dos brasileiros de 7 a 10 anos precisam usar óculos. De acordo com o Ministério da Saúde, 30% das crianças em idade escolar no Brasil apresentam problemas de visão, que, quando não diagnosticados, afetam o aprendizado e podem até ser causa de evasão escolar.
Mas e o que devemos saber com a visão dos adultos?
As principais queixas e doenças oculares que merecem atenção especial, adverte o Dr. Marcelo, são o uso em excesso de aparelhos eletrônicos, principalmente por conta do distanciamento social. Essa condição tem o nome de Síndrome da Visão do Computador (CVS). Os principais sintomas dessa condição são: dores de cabeça, cansaço ou fadiga visual, ardência, irritação ocular, vermelhidão, sensação de olho seco, coceira, sensibilidade à luz e dificuldade para focar objetos.
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os chamados erros refracionais (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) formam um dos grupos de doença ocular de maior prevalência mundial e exige exames oftalmológicos regulares para manter a visão adequada. Quanto mais cedo forem diagnosticados e tratados melhores os resultados, na opinião do Dr. Marcelo.
Leia também: Você sabe o que é a cirurgia refrativa?
Sinais de alerta
Sentar-se muito perto da TV ou da tela do computador ou segurar o livro muito próximo dos olhos; abrir e fechar os olhos insistemente; inclinar a cabeça para enxergar melhor; esfregar os olhos com frequência; ter lacrimejamento excessivo; fechar um dos olhos para enxergar melhor; queixar-se de dores de cabeça após a leitura.
A boa notícia é que, para qualquer das situações descritas acima, existe uma solução.
Mas atenção: mesmo adultos abaixo dos 40 anos que não apresentem sintomas devem realizar exames oftalmológicos periódicos. Gostou deste conteúdo? Então curta, comente, compartilhe. E se quiser agendar uma consulta com o Dr. Marcelo Vilar, ligue para (41) 99616-9915.