Neste post, o Dr. Marcelo Vilar explica o que é o procedimento, as técnicas empregadas e tira outras dúvidas.
Você sabe em que consiste a cirurgia refrativa? O procedimento, um dos mais avançados da Oftalmologia e realizado por meio de diversar técnicas, confere alta precisão, baixo índice de complicações, permite o rápido retorno às atividades cotidianas, bem como a independência do uso dos óculos.
Claro que, antes de você ser submetido a uma cirurgia refrativa precisa saber pontos importantes a respeito dela. A cirurgia refrativa é a melhor solução para quem está cansado dos óculos de grau ou das lentes de contato. Ela é indicada em casos nos quais o paciente apresenta os chamados “erros refrativos”, tais como a miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia.
Primeiramente, agende consulta com um oftalmologista. Ele realizará exames para identificar se a curvatura de sua córnea está adequada para a cirurgia, o que ocorre na fase adulta. Havendo a estabilidade, você é candidato ao procedimento. Outro ponto importante: mulheres grávidas também não podem ser submetidas à cirurgia. É que alterações hormonais podem interferir nos resultados do procedimento.
Técnicas
A cirurgia refrativa pode ser realizada, utilizando diferentes técnicas e tecnologias com objetivo de solucionar os erros refrativos de cada paciente. Uma delas é a chamada PRK (abreviação de Photorefractive Keratectomy), que é o mesmo que Ceratectomia-Fotorefrativa. Nesta técnica, o cirurgião programa o Laser para esculpir as camadas superficiais de tecido corneano.
O PRK para a cirurgia refrativa proporciona altíssimo nível de segurança, especialmente em pacientes com córneas mais finas ou leves alterações em sua curvatura. Nas primeiras semanas após a cirurgia refrativa, a visão fica relativamente embaçada por um período que varia de 6 a 15 dias, sendo comum certo desconforto ocular até que o epitélio cicatrize na área tratada. Pela técnica do PKR o Dr. Marcelo prescreve ao paciente uma Lente de Contato terapêutica por cinco a seis dias.
Laser
Abreviação do inglês de Laser in-Situ Keratomileusis, o Laser é aplicado nas camadas intermediárias da córnea, sendo a camada superficial preservada na forma de uma lentícula (FLAP) que será recolocada imediatamente após a aplicação do laser. Em geral, não há necessidade do uso de lente de contato terapêutica.
Lasik
Outra técnica de cirurgia refrativa é o Lasik. Como a cirurgia é realizada nas camadas internas da córnea, há uma menor cicatrização e inflamação, menor desconforto pós-operatório e recuperação visual mais rápida (24 horas). O tempo de aplicação do Laser é de segundos por olho, corrigindo até 10 graus de miopia, até 6 graus de hipermetropia e até 7 graus de astigmatismo. O paciente vai para casa imediatamente após o procedimento, usando apenas óculos escuros ou protetores de plástico transparente.
Pelo Lasik, a confecção do “flap” pode ser executada de duas maneiras: uma com um aparelho chamado microcerátomo, que utiliza uma lâmina afiadíssima que delamina a córnea. Outra forma de se realizar o “flap” é por meio do Laser de Femtosecond. O Laser permite fazer um “flap” personalizado em sua espessura, diâmetro e posicionamento, com grande precisão e segurança, proporcionando maior reprodutibilidade e previsibilidade nos resultados.
Frentes de onda
Frentes de onda ou “Wavefront” é a denominação do exame que detecta imperfeições do sistema óptico como um todo, fazendo com que haja uma compensação na córnea através da aplicação do laser de forma personalizada. Estas imperfeições interferem na qualidade da visão sendo conhecidas como aberrações, que são de baixa ordem (miopia, astigmatismo e hipermetropia) ou alta ordem (outras 20 imperfeições).
Em geral, a aplicação do laser de modo convencional corrige as aberrações de baixa ordem, porém, não melhora as de alta ordem, podendo até piorá-las, o que não acontece com a cirurgia refrativa personalizada.
A tecnologia Contoura® Vision, que corrige e identifica as aberrações ópticas presentes por topografia tem demonstrado capacidades únicas na personalização dos procedimentos refrativos, sendo a mais recente tecnologia de cirurgia ocular aprovada pelo FDA disponível nos EUA para cirúrgicas com Excimer Laser, proporcionando “maior qualidade de visão” nos olhos operados em estudoscientíficos publicados recentemente.
E aí, gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato conosco, pelo fone (41) 99616-9915. Teremos prazer em atendê-lo.