web analytics
20/03/2023
Check-up
Dr. Marcelo Vilar

Chegada do outono exige cuidados com os olhos

Alerta é do Dr. Marcelo Vilar, médico do Hospital de Olhos do Paraná.
Clima seco e umidade do ar e frio favorecem o aparecimento de conjuntivites.

O outono começa nesta semana. E caracteriza-se pelo clima seco, umidade do ar baixa e queda na temperatura. A estação requer cuidados com os olhos, especialmente porque nela aumentam os casos de conjuntivite, principalmente as do tipo alérgica e viral. O Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, informa que o número de consultas costuma aumentar em média em 25%, nesta época do ano. Por isso, o especialista alerta: coçar os olhos é uma ação que deve ser evitada, por agravar a alergia na região ocular, causando sérios problemas.

Uma das explicações do aumento de casos de conjuntivite no outono é que nesta época, são mais recorrentes as infecções nas vias aéreas, como gripes e resfriados. Isso, segundo o Dr. Marcelo Vilar, favorece a transmissão da conjuntivite viral, que se prolifera pelo contato. Segundo ele, é comum as pessoas sentirem incômodos, quando a temperatura cai, como dor de garganta, congestão nasal e tosse, fazendo com que a conjuntiva fique irritada e congestionada.

 

Sinais e sintomas

Importante é ficar alerta aos sintomas como vermelhidão nos olhos, inchaço das pálpebras, lacrimejamento intenso, sensação de areia ou cisco, visão borrada, coceira e secreção mais intensa no período diurno. As causas da conjuntivite influenciarão no tratamento. Na conjuntivite viral geralmente ela perdura entre sete e 14 dias. A infecção vai embora sem tratamento e não causa efeitos a longo prazo. No entanto, em alguns casos, pode levar de duas a três semanas ou mais para desaparecer, especialmente se surgirem complicações. Por isso, alerta o oftalmologista, o ideal é sempre procurar o melhor diagnóstico com atendimento especializado, assim que os sintomas aparecerem.

Prevenção

O ideal, explica o Dr. Marcelo, é a prevenção, que na conjuntivite alérgica se assemelha a qualquer quadro alérgico. “Limpeza com panos úmidos para remoção de poeira, principalmente no quarto de dormir, remoção do mofo, evitar contato com pelo de animal, se for sensível, remover carpetes, usar desumidificadores, entre outros cuidados. No caso da conjuntivite bacteriana, a prevenção é evitar o contato direto com objetos de uso comum, como telefone, controle remoto, sabonete e toalhas, que aumentam as chances de contaminação pelo vírus ou da bactéria”, orienta o médico.

Leia também: Começou mais um ano letivo: você sabe como está sua visão?

Gostou desse conteúdo? Então curta, compartilhe, comente!

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.