- Duração da diabetes: Quanto mais tempo você teve diabetes, maior seu risco de desenvolver retinopatia. É incomum se você teve diabetes por menos de cinco anos. No entanto, cerca de 9 em 10 pessoas que tiveram diabetes por mais de 30 anos podem ser afetadas.
- Controle de açúcar no sangue pobre (glicose) . Estudos têm demonstrado que as pessoas com controle insuficiente de diabetes são mais propensas a desenvolver todas as complicações, incluindo a retinopatia. No entanto, um grande estudo mostrou que mesmo uma proporção de pessoas que têm níveis de glicose muito bem controlados ainda desenvolvem retinopatia diabética no futuro.
- Pressão arterial elevada (hipertensão) . Se a sua pressão arterial não estiver bem controlada, isso aumentará o risco de desenvolver retinopatia.
- Doença renal (nefropatia) . Ter uma doença renal como resultado de sua diabetes está associada à piora da retinopatia.
- Gravidez. Estar grávida pode fazer a retinopatia piorar, especialmente se a sua glicose no sangue estiver mal controlada.
- Outros fatores de risco incluem tabagismo, obesidade e níveis elevados de colesterol.