Você precisa fazer uma cirurgia de visão para resolver o seu problema refrativo, mas não sabe qual tipo de procedimento escolher? Com grandes avanços tecnológicos no meio oftalmológico e de maquinário para solucionar diversos tipos de problemas de visão, são apresentadas as cirurgias a laser e personalizada. Com pré-operatórios próprios, cuidados e acompanhamento oftalmológico especializado do Dr. Marcelo Vilar, o resultado dos procedimentos é extremamente satisfatório e ajuda aos pacientes a retomarem às suas vidas, com saúde ocular e qualidade de vida.

Para você entender mais sobre esses tipos inovadores de cirurgias, criamos esse artigo para falarmos mais sobre as cirurgias a laser e cirurgias personalizadas. Entenda o conceito, as diferenciações e o que faz com que cada processo seja único e o melhor: ideal para o seu caso de saúde da visão. Veja a seguir o que são cirurgias a laser x cirurgias personalizadas: entenda a diferença.

Cirurgias a laser x cirurgias personalizadas: diferenças gerais e estruturais.

A cirurgia a laser convencional, por muitos anos, foi suficiente para que pacientes pudessem ter a visão retomada com qualidade e cuidado médico cirúrgico. Através de novas necessidades associadas aos principais avanços tecnológicos e muitos anos de pesquisa, a cirurgia a laser convencional se tornou referência em melhorias para algo mais avançado: a cirurgia personalizada. Como definição geral, esta acontece através da aplicação do laser na superfície da córnea, esculpindo-a de maneira personalizada, de forma diferenciada e própria ao caso do paciente.

Com as diversas realizações, diferenças importantes passaram a surgir na prática. Uma delas é que a cirurgia personalizada pode acontecer com especificações diferentes em cada olho. Afinal, não existem dois olhos iguais no mesmo paciente. Em outros anos, a cirurgia convencional aplicava as mesmas técnicas em ambos os olhos. Hoje, a tecnologia proporciona que a cirurgia personalizada aconteça de forma diferente nos dois olhos e no mesmo paciente, de acordo com o caso da pessoa e o tipo de problema em cada olho.

Outra característica marcante da cirurgia personalizada em relação a cirurgia convencional a laser está na faceta da correção de grau e também pequenas irregularidade dos olhos que podem ter relação e ligação com a nitidez da visão. Tamanhos são os avanços tecnológicos que até mesmo os pequenos problemas na formação dos olhos, podendo estes serem próprios daquela pessoa ou grupo, sejam considerados e corrigidos durante as cirurgias avançadas de laser personalizadas.

Os diferentes tipos de cirurgias em pré e pós-operatório

As mudanças que se apresentam entre as cirurgias convencionais e personalizadas a laser também envolvem o pré-operatório e o pós, onde se pode ajudar ainda mais os pacientes e ainda proporcionar mais qualidade e conforto.

A cirurgia tradicional a laser, por exemplo, utiliza o mesmo padrão de correção para a maioria dos pacientes, não se criando nada personalizado ao caso da pessoa. A incisão permitida é de até 3 mm apenas. A recuperação, via de regra, é mais demorada e as melhorias após a realização ficam concentradas na visão para longe. Já nos casos de cirurgia personalizada, é criado pelo médico oftalmologista e sua equipe um mapeamento individual de cada olho do paciente. Isso permite prever como os olhos de cada paciente responderão ao procedimento cirúrgico, baseado nas informações obtidas sobre a biomecânica e elasticidade da córnea. Outro avanço está durante a realização da cirurgia, podendo a personalizada oferecer uma incisão de até 1.5 mm. A recuperação é ainda mais rápida e confortável ao paciente. Além disso, a simples realização desse procedimento pode ser responsável por dispensar o uso de óculos. Isso se explica por essa cirurgia conseguir corrigir também outras doenças oculares.

Com conhecimento especializado, atendimento referência em oftalmologia e atuação em um dos locais mais respeitados do segmento – o Hospital de Olhos do Paraná -, o Dr. Marcelo Vilar faz uso dos avanços tecnológicos em cirurgias diferenciadas e que levam efeitos positivos a todos os pacientes, com melhora significativa da visão. Grande exemplo está nas cirurgias personalizadas, sendo elas estruturadas em cirurgias refrativas especiais e que podem, por exemplo, solucionar os problemas de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Com avaliação médica de qualidade, o Dr. Marcelo Vilar saberá dizer qual o melhor tipo de tratamento e cirurgia para você.

Você ainda está com alguma dúvida sobre a cirurgia a laser ou cirurgia personalizada ou se isso é para o seu caso de saúde dos olhos? Fale com o Dr. Marcelo Vilar e agende uma consulta com um especialista completo nesses casos. Agende sua conversa, exame ou cirurgia nos seguintes contatos: (41) 3310-4225, (41) 3310-4202, (41) 3310-4277 ou fale com a nossa equipe pelo WhatsApp (41) 99616-9915. Você também pode visitar nossa sede em Curitiba, localizada no endereço Rua Coronel Dulcídio, 199, 5º Andar, bairro Batel.