É isso mesmo. O Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, explica que o calor antecipado que estamos vivenciando em todo o país, afeta o bom funcionamento do olho.
A falta de lágrimas, típica das altas temperaturas, provoca condições como o olho seco, conjuntivites, irritações, olho vermelho e até baixa visão.
Mas fique atento! A secura ocular ocorre, também, quando usamos em demasia o ar condicionado e os ventiladores, o que acelera a evaporação das lágrimas, principalmente se você trabalha por muito tempo em frente a uma tela de computador.
A seguir, iremos explicar alguns dos principais problemas provocados pelas altas temperaturas e como podemos evitá-los.
Olho seco
A Síndrome do olho seco irritativo é uma anomalia na produção ou na qualidade das lágrimas. Entre os principais sintomas estão ressecamento da superfície do olho, vermelhidão, ardor e coceira. Em casos mais graves, quando não tratado, o olho seco pode causar sensibilidade à luz e desconforto ao piscar e complicações, como a ceratite (o nome científico dado para a inflamação da córnea, uma membrana transparente que fica na região frontal do olho).
Conjuntivite
A conjuntivite resulta da aglomeração de pessoas nos grandes centros urbanos e do intenso calor. Caracteriza-se por uma inflamação na conjuntiva, a camada mais externa do olho.
E os sintomas mais comuns, de acordo com o Dr. Marcelo Vilar, são: desconforto ocular, ardor, sensação de corpo estranho nos olhos e lacrimejamento. Não compartilhar objetos pessoais é uma das formas de evitar conjuntivites.
Cuide de suas lentes de contato
Se você faz uso de lentes de contato deve ficar atento. Temperaturas elevadas, ar-condicionado, piscina e mar são os inimigos das lentes de contato coloridas e de grau.
Se você apresentar olhos avermelhados, fotofobia (sensibilidade excessiva à luz) ou visão turva, tome cuidado. O calor aumenta a proliferação das bactérias no ar, o que causa os chamados depósitos nas lentes.
E tenha sempre em mente! O primeiro passo para se garantir uma boa saúde ocular é procurar um oftalmologista periodicamente ou tão logo ocorram desconfortos, sinais ou dores persistentes de algum problema em sua visão.
Gostou do conteúdo? Então curta, comente e compartilhe em suas redes sociais.