web analytics
22/09/2022
Anel de Ferrara
Dr. Marcelo Vilar

​​Você sabia que a Primavera requer cuidados especiais com os olhos?

A estação pode desencadear alergias oculares, ceratocone e conjuntivites

Já estamos na primavera, que teve início neste dia 22. Nem tudo, porém, são flores durante a estação mais colorida do ano. É o período em que aumenta o número de casos de problemas de visão, alerta o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná.

Na primavera, segundo o especialista, há uma grande quantidade de pólen do ar, fator responsável por desencadear entre outros problemas, a alergia ocular, a conjuntivite alérgica e casos de ceratocone.

As alergias oculares
O Dr. Marcelo explica que a alergia ocular pode provocar nos olhos irritação, coceiras, vermelhidão (hiperemia), ardência, lacrimejamento, entre outros sintomas.

De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a alergia ocular atinge de 15 a 20% da população mundial, afetando as pálpebras e a córnea.

As alergias oculares se caracterizam como reações alérgicas que atingem os olhos ou estruturas próximas aos olhos. As reações alérgicas funcionam como uma resposta ao sistema imunológico do corpo a uma determinada substância: alérgeno.

Existem vários sinais e sintomas indicativos de que uma pessoa está com alergia ocular. Os principais, explica o Dr. Marcelo, são: olhos vermelhos, inchados e com coceira. Também há lacrimejamento e uma maior sensibilidade à luz.

O tratamento é feito com colírios específicos e medicações. Porém, fica o alerta. Cada caso deve ser avaliado individualmente. Portanto, evite a auto-medicação. O problema não tem cura, mas pode ser controlado com o tratamento adequado.

As conjuntivites
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva – uma membrana que recobre a parte branca dos nossos olhos. A conjuntivite alérgica sazonal é a mais comum na primavera. Ela está relacionada com a polenização das árvores, plantas e da grama.

Os principais sintomas dessa forma de conjuntivite são coceira nos olhos, secreção, produção de lágrimas em excesso. Os olhos ardem ou sentem desconforto com luz forte, além de ficarem vermelhos e até inchados.

A conjuntivite alérgica não é contagiosa, porém o tratamento é individualizado e deve ser feito pelo oftalmologista. E, sim, existe como prevení-la. Evite passar muito tempo próximo a jardins, faça uso dos óculos escuros, especialmente se você depende das lentes de contato.

Não cuidar devidamente da conjuntivite alérgica, adverte o Dr. Marcelo, pode provocar sérios problemas à visão, tais como cicatrizes, olho seco e, inclusive, o ceratocone, doença que provoca o encurvamento irregular da córnea e, por consequência, a redução progressiva da visão.

Dados do CBO comprovam que o ceratocone é a principal causa de transplantes de córnea no país, com um total de 13 mil desses procedimentos ao ano.

Ceratocone
Essa condição ocular, cuja incidência aumenta na primavera, também requer cuidados especiais, de acordo com o Dr. Marcelo. Ele explica que o ceratocone é uma disfunção que torna a córnea com formato cônico. Dados do CBO revelam que, a cada 10 transplantes de córnea, 7 são ocasionados por conta do agravamento do ceratocone.

Pessoas que não sabem que são portadores de ceratocone devem, obrigatoriamente, passar por consulta com o oftalmologista, adverte o Dr. Marcelo. De maneira geral, segundo o especialista, deve-se evitar coçar a córnea, o que pode alterar a sua estrutura e provocar a evolução da doença.

Ceratoconjuntivite
Existe um problema ocular mais grave que também surge na primavera, de acordo com o Dr. Marcelo. É a ceratoconjuntivite primaveril (uma forma de conjuntivite alérgica cujo estimulante é desconhecido).

Ocorre principalmente entre homens na faixa etária entre os cinco e os 20 anos; entre pessoas que sofrem de eczema, asma ou alergia sazonal; e reaparece a cada primavera, desaparecendo nas demais estações.

Os seus principais sinais e sintomas são vermelhidão e inchaços. O tratamento da ceratoconjuntivite, bem como da conjuntivite primaveril, dependerá da orientação do seu oftalmologista.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.