web analytics
22/04/2020
Catarata
Dr. Marcelo Vilar

Tudo que você precisa saber sobre os tipos de catarata e seus tratamentos.

Comumente associada à velhice, a catarata é a maior causa de cegueira no mundo. Engana-se, porém, quem pensa que o envelhecimento é a única causa da doença. Na verdade, existem três tipos de catarata e a que incide em 50% das pessoas acima de 55 anos é apenas um deles.

Para trazer mais luz sobre as características da catarata e seus tratamentos, a equipe do Dr. Marcelo Vilar, preparou este conteúdo especial. Confira.

O que é a catarata

Catarata é uma lesão ocular que afeta a transparência do cristalino. A “lente natural” do olho torna-se opaca, dificultando o caminho dos raios de luz que formam as imagens em nossa retina. A sensação do paciente, muitas vezes, é que existe uma névoa entre o objeto e o olho. A imagem fica borrada, sem nitidez. No consultório do Dr. Marcelo Vilar, observamos também pacientes com perda progressiva de visão para longe. Muitos afirmam que os objetos parecem ficar amarelados ou nebulosos. Nos adultos a catarata manifesta-se também em forma de fotofobia, quando revela-se um grande desconforto com o brilho de lâmpadas ou com os faróis dos carros ao dirigir à noite.

Como sempre afirmamos aqui no blog do Dr. Marcelo Vilar, cada caso é um caso e deve ser avaliado por um especialista. Se você se percebeu alguns dos sintomas citados acima, marque uma consulta o quanto antes.

Tipos de catarata por causa

Nesta categoria, os três tipos de catarata são: congênita, senil e secundária. As duas primeiras têm como característica serem associadas com uma fase específica da vida. Já a última, é causada por outros fatores que podem aparecer em qualquer momento. Conheça melhor cada um dos tipos de catarata:

Catarata congênita: turvação da lente natural do olho presente desde o nascimento ou nos primeiros meses de vida. Na maioria dos casos, é associada a doenças maternas ocorridas durante a gravidez, como sífilis, herpes zoster ou simplex, varicela, sarampo, poliomielite, gripe, vírus Eppstein-Barr, toxoplasmose e, a causa mais comum, rubéola.

Catarata senil: tipo mais comum, é resultado do envelhecimento natural do corpo humano. Ocorre a partir dos 40 anos, mas os sintomas são mais sentidos a partir dos 50.

Catarata secundária: é a causada por fatores secundários ou “externos”, como outras doenças que afetam o metabolismo do cristalino. Exemplos: uveítes, diabetes, uso excessivo de colírios com corticoides ou até choques elétricos.

Tipos de catarata por área afetada do cristalino

As cataratas podem aparecer em diversas partes do cristalino, de forma parcial ou em todas elas simultaneamente. De acordo com a incidência, temos três principais tipos de catarata:

Catarata subcapsular: a opacificação ocorre entre o córtex e a cápsula do cristalino. Progride rapidamente e é comum o paciente apresentar sensibilidade à luz.

Catarata cortical: afeta o córtex, que vai se tornando opaco, cada vez mais branco. Sem tratamento, deixa toda a superfície do cristalino branca. As radiações vão aos poucos progredindo de um eixo central para preencher totalmente o cristalino.

Catarata nuclear: afeta o núcleo do cristalino, progressivamente mudando sua cor para amarelo, alaranjado, castanho e, finalmente, cinza.

Tratamentos da catarata

A cirurgia é o único tratamento possível para a catarata. Óculos, lentes de contato, fisioterapia ocular ou colírios são ineficazes. Felizmente, a tecnologia avançou muito e permite procedimentos cirúrgicos confortáveis, seguros, indolores e eficazes. O uso de laser proporciona altíssimo nível de precisão e a inserção de uma lente intraocular para substituir o cristalino permite a restauração da clareza da visão. A anestesia é local e a recuperação é rápida e tranquila.

O Dr. Marcelo Vilar tem em seu currículo mais de 18 mil cirurgias realizadas de catarata e outras doenças e lesões oculares. Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp (41) 99616-9915 e agende a sua avaliação.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.