Setembro está chegando. E com ele a primavera, que começa dia 23. É a mais colorida entre as estações do ano, mas exige cuidados. Especialmente à visão, adverte o oftalmologista Marcelo Vilar. E em tempos de pandemia, sempre é importante reforçar o recado! Mantenha higienizada a sua casa. Lave bem as mãos ou faça uso do álcool em gel 70%. E se sair de casa use máscara.
Alergias
De acordo com o médico, a liberação dos pólens das árvores e plantas faz surgir alergias oculares. O Dr. Marcelo define as alergias como um processo muito comum do organismo, uma resposta do sistema imunológico na tentativa de defender um agente externo. No caso dos olhos, o dano mais frequente é a conjuntivite alérgica. Nestas situações ela pode ser provocada, além do pólen, por pelos de animais, ácaro e mofo.
Poluição
Mas não é só! A fumaça de cigarro, perfumes e alguns cosméticos e produtos químicos também podem ser prejudiciais aos seus olhos. A poluição é outro sério inimigo, principalmente durante períodos mais secos, como os que estamos enfrentando.
A recomendação do Dr. Marcelo é a de que os olhos sejam lavados com frequência, sempre com água mineral. Colírios também são importantes, mas devem ser utilizados sob recomendação médica.
Ambientes equipados com ar condicionado também podem representar perigo, caso não seja feita manutenção periódica destes aparelhos. O Dr. Marcelo recomenda, ainda, que durante períodos secos é sempre importante manter o local de trabalho ou a casa umidificados.
E fica como dica do Dr. Marcelo. Caso sinta qualquer desconforto ocular procure um oftalmologista.