O estresse e a ansiedade podem, sim, ocasionar várias condições, conforme explica o Dr. Marcelo Vilar
Você sabia que a tensão do cotidiano pode afetar os seus olhos? É isso mesmo! O Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná explica que a musculatura presente em nossos olhos pode falhar e desencadear sintomas tais como dores de cabeça, visão embaçada, ardência ocular e miopia induzida (mudança de grau).
A boa notícia é que é possível identificar os sinais de estresse através dos olhos. Para tanto, preste atenção em sintomas tais como visão distorcida na região central, hipermetropia induzida, tortuosidade das letras ou diminuição no tamanho das imagens. Ao perceber quaisquer dessas condições, não perca tempo: consulte-se com um oftalmologista.
Como precaução, ficam algumas dicas: faça pausas e olhe um ponto fixo por cerca de 30 segundos; pisque bastante; certifique-se de o seu ambiente de trabalho está bem iluminado.
O Dr. Marcelo lembra que existe uma outra condição relacionada ao estresse: a fadiga ocular, também chamada de Astenopia. Esse “cansaço dos olhos”, segundo ele, é causado quando a visão, após fixar-se em um único ponto, involuntariamente faz movimentos imperceptíveis para que o foco do objeto seja mantido.
Os principais sintomas da fadiga ocular são: aumento da sensibilidade à luz, dores de cabeça e oculares, olhos secos e lacrimejantes, irritação da visão e visão embaçada. Assim como no estresse ocular ao surgirem esses sintomas, procure por um oftalmologista.
E então, gostou do conteúdo? Se ele foi útil curta e compartilhe em suas redes sociais. E se precisar de uma consulta, O Dr. Marcelo terá prazer em atendê-lo. Ligue para (41) 99616-9915