web analytics
09/05/2019
Catarata
Dr. Marcelo Vilar

Principais sintomas e tratamentos da catarata

Você sabia que existem mais de 1,2 milhões de pessoas cegas no Brasil? Os dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) ainda explicam que a principal causa da perda de visão no país fica por conta da catarata. O que poucos sabem é que esses dados englobam pessoas de diferentes idades e momentos de vida. A catarata é um problema que se desenvolve em crianças, adultos e idosos e precisa ser cuidada desde os primeiros sinais. Para que você entenda um pouco mais sobre a catarata, selecionamos alguns detalhes interessantes e que mostram o quanto é importante cuidar e atentar para o problema em diferentes idades e junto de um oftalmologista especialista de confiança. Conheça e saiba mais a seguir:

O que é a catarata

Esta alteração ocular acomete o cristalino, a lente natural dos olhos, tornando-a opaco. O cristalino se situa atrás da íris e sua transparência e o poder da lente é o que permite que os raios de luz alcancem a retina para formar a imagem. Este processo de perda da transparência do cristalino, muitas vezes se traduz em perda de nitidez e qualidade das imagens captadas, causando uma imagem borrada e com a sensação de que existe uma névoa entre a visão do paciente e o objetivo a ser focalizado, a catarata. Um dos primeiros sinais que as pessoas sentem, é o de estar sempre limpando os olhos ou os óculos, achando que estão sujos ou riscados.

Tipos de catarata

Existem diferentes tipos de catarata, aqui vamos falar de algumas causas. São elas: congênita, senil e secundária

A catarata congênita ocorre quando a criança nasce ou desenvolve a opacidade do cristalino já nos primeiros meses de vida. Neste caso, a catarata é causada por doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez. Rubéola e toxoplasmose são grandes exemplos.

O tipo de catarata mais frequente é a catarata senil. A causa é o envelhecimento natural da saúde da visão em pessoas com mais de 50 anos. Estima-se que mais de 50% das pessoas acima nessa faixa etária sofram de catarata.

Há outro tipo de catarata que possui em outras doenças como fator de causa. Isso leva a alterações metabólicas no cristalino e desenvolvimento da catarata secundária. Doenças como diabetes, uveítes e medicamentos com corticoides podem resultar neste tipo de catarata.

Sintomas de catarata

De modo geral, os sintomas variam conforme o paciente. Um dos fatores que se igualam é o fato de os raios luminosos não atingirem a retina plenamente e o portador da catarata encontra dificuldades para enxergar com nitidez. Há também outros sintomas que podem surgir: a visão diminui progressivamente para longe, os objetos estão parecendo mais nebulosos e/ou amarelados ou com formato deformado. A evolução da catarata costuma ser lenta e afetar primeiro um dos olhos. É preciso estar atento a qualquer sinal da doença e procurar um médico especializado em catarata para fazer o diagnóstico e dar continuidade com o procedimento ideal para cada paciente.

Pacientes adultos que sofrem com o brilho das lâmpadas, com os raios do sol ou apresentam dificuldade para dirigir à noite devido aos faróis também precisam atentar a catarata. Em casos de crianças, é preciso que os pais observem os sinais como a proteção excessiva dos olhos sob a luz solar intensa ou a dificuldade em olhar diretamente para um ponto ou reconhecer objetos.

Como fazer diagnóstico de catarata

Assim que os primeiros sinais da catarata comecem a surgir na visão, o paciente precisa entrar em contato imediato com o oftalmologista de confiança. Este precisa saber os sintomas exatos, entender as dificuldades, encaminhar exames de observação e manter o acompanhamento médico do caso. Afinal, existem doenças de visão que possuem uma evolução que pode prejudicar os olhos de forma mais intensa e com efeito mais danosos. Por isso, é indicada a realização desse acompanhamento mais especializado e focado no seu caso.

Exames de identificação da catarata

Para obter o melhor diagnóstico da catarata conforme sintomas e tipos é preciso realizar exames que constatam a presença ou não da doença. Entre os principais tipos, salientemos as cinco principais:

Topografia computadorizada da córnea
Ao analisar a curvatura completa da córnea, é possível identificar astigmatismos e outras irregularidades corneanas que possam causar problemas de visão ao paciente com maior precisão.

Ecobiometria
Este exame é capaz de medir o comprimento axial do globo ocular, medindo o grau da lente intraocular e oferecendo dados importantes ao profissional acerca do estado de visão de cada paciente.

Fotografia ocular: Verion System
Funciona como uma “impressão digital” do olho e serve para registar e rastrear o olho para a realização do procedimento cirúrgico, fornecendo uma referencia visual muito realista, para auxiliar e guiar o trabalho do cirurgião.

Microscopia especular da córnea
Permite realizar a contagem do número de células epiteliais da córnea, analisando o aspecto das mesmas, para identificar qualquer degeneração ou atrofia do tecido que possa resultar em dificuldades de visão e até influenciar no procedimento cirúrgico.

Mapeamento da retina
Faz a avaliação da retina, analisando a parte posterior da retina e do nervo óptico, podendo mapear com mais exatidão este pedaço do olho.

Tratamentos para catarata: convencionais x alternativos

A catarata é aquele tipo de problema que precisa ser observado desde o começo. Afinal, este conta somente com um tipo de tratamento eficaz: a cirurgia de catarata. Uso de óculos de grau, lentes de contato ou colírio estão totalmente descartados. Nenhum tratamento alternativo possui função de cura tão eficaz como a cirurgia.

Um dos grandes nomes em Curitiba para a realização desse tipo de procedimento é o Dr. Marcelo Vilar. Este profissional credenciado e com anos de experiência em oftalmologia realiza a cirurgia para catarata com uso de laser e anestesia local, duas medidas que encurtam o tempo de recuperação e todos os riscos sérios ao paciente. Uma lente intraocular é aplicada para substituir o cristalino defeituoso, o que permite uma visão mais clara e natural. Atualmente, a oftalmologia evoluiu tanto, que um cirurgião experiente pode indicar a cirurgia da catarata e proporcionar a independência dos óculos. Isso de vê as lentes intraoculares que são implantadas. Essas lentes podem ser Monofocais, ou seja: corrige o problema de longe ou Multifocais: corrigindo os problemas visuais de longe e perto, nessas ultimas, portadores de óculos, ficarão livres dos óculos nas principais atividades diárias.

Uma das grandes características da atuação do Dr. Marcelo Vilar é aliar as melhores tecnologias do mercado com a saúde integral do paciente. Os tratamentos se tornam mais assertivos durante todo o acompanhamento médico oftalmológico: mapeamento ocular, planejamento de incisões, colocação da lente e muitas outras possibilidades.

Conte com um profissional completo como o Dr. Marcelo Vilar para o tratamento da sua catarata. Você merece o melhor acompanhamento e cuidado nesse delicado problema de saúde. Busque saber mais, agende uma consulta e conheça os métodos e técnicas disponíveis no mercado.

Saiba mais sobre como cuidar dos seus olhos com nossas dicas e conteúdos do blog, nosso Facebook.

Quer saber mais sobre o atendimento do Dr. Marcelo Vilar? Entre em contato com a nossa equipe através dos telefones: (41) 3310-4225 | (41) 3310-4202 | (41) 3310-4277 ou pelo WhatsApp:  (41) 99616-9915. Conheça o trabalho do Dr. Marcelo Vilar também nas redes sociais:  – Dr. Marcelo Vilar.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Vera Maria Porto

    Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.