14/06/2021
Catarata
Dr. Marcelo Vilar

Problemas na visão elevam estatísticas de acidentes no trânsito

Está comprovado! Problemas visuais elevam estatísticas em acidentes de trânsito. Em uma colisão os olhos ficam demasiadamente expostos. Os riscos de lesões são muito elevados. Entre elas, o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, cita contusões, inflamações (uveítes), hemorragias, entre outras. O médico adverte que, a cada cinco anos a carteira de habilitação precisa ser renovada. Pessoas com 65 anos ou mais precisam renová-la a cada três anos.

O oftalmologista ressalta que é exigida uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas ou pilotos de categoria A e B (não profissionais). E lembra que graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja esses parâmetros.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, pessoas com baixa visão aumentam em três vezes os riscos de um acidente. Um dos motivos, segundo o Denatran, é o de que a maioria das pessoas só é submetida a um exame oftalmológico, na hora em que tira a carteira.

Visão necessária
O chamado “teste do Detran” é feito, utilizando-se a tabela de Snellen. O exame é antigo, data de 1862, e foi desenvolvido por um holandês. Leva em consideração a distância de seis metros entre o candidato à carteira e o objeto que ele precisará visualizar. Também conhecido como teste de acuidade visual, medida de grau ou de refração, a tabela de Snellen é empregada para medir o grau ou refração.

Fique atento aos sinais
Existem alguns sinais que permitem identificar se é hora de o motorista procurar um oftalmologista. São eles: não conseguir ler algumas placas do trajeto a tempo; apertar os olhos para ler; apresentar sensibilidade a claridade (fotofobia); dores de cabeça frequentes.

Cirurgia refrativa
A consulta com o oftalmologista é o primeiro passo para o paciente obter boa qualidade de visão. Um dos procedimentos mais avançados na correção dos erros refrativos é a cirurgia refrativa. O Dr. Marcelo explica que, pela cirurgia refrativa, a córnea é remodelada por meio de moderna tecnologia, inclusive a Laser, que permite a correção dos erros de refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia). A cirurgia permite melhorar a qualidade de visão e eliminar ou reduzir a necessidade do uso dos óculos ou das lentes de contato.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos