24/07/2018
Medicina
Dr. Marcelo Vilar

Perguntas sobre Anel de Ferrara para tratamento de ceratocone

Confira algumas das perguntas que mais recebemos no consultório do Dr. Marcelo Vilar, em Curitiba e entenda mais sobre a cirurgia de colocação do Anel de Ferrara para tratar ceratocone.

O que é o anel de Ferrara?

O anel de Ferrara é uma órtese composta de dois segmentos semicirculares, de espessuras variáveis, com 5mm de diâmetro, confeccionada com o mesmo material utilizado há mais de 20 anos na confecção de lentes intraoculares.

Abekl de ferrara | Dr. Marcelo Vilar

Quais são as indicações do Anel de Ferrara?

O implante do Anel de Ferrara está indicado, principalmente, aos portadores de ceratocone em evolução, em qualquer faixa etária, intolerantes a lentes de contato ou com distorções acentuadas da córnea, como ocorre após o transplante.

Quais os riscos do implante de Anel de Ferrara?

A complicação mais frequente do implante de Anel de Ferrara é a extrusão espontânea do mesmo. Isso ocorre em 10 a 12% dos casos.

A cirurgia de anel corneano é reversível?

Sim, a cirurgia é totalmente reversível e essa é uma das grandes vantagens dessa técnica.
Se os resultados obtidos com a cirurgia não forem os planejados e seja necessário reposicionar os anéis ou retira-los para implante de um modelo de anel diferente ou até mesmo retira-los para fazer alguma outra técnica cirúrgica é possível e fácil de ser feito.

Qual a diferença de colocar 1 ou 2 anéis?

Não há diferença. De acordo com o grau do ceratocone, se ele é mais inferior ou mais central, o médico vai usar uma tabela para decidir se serão usados 1 ou 2 anéis e qual a posição deles na córnea. Ou seja, é um critério técnico. Não influi nos resultados.

Como o anel melhora a visão?

O anel tem a intenção de regularizar a superfície corneana que se encontra com uma forma cônica e irregular, o ceratocone.

Ocorre rejeição ao anel?

Não. A extrusão depende da espessura corneana do paciente e da profundidade em que o anel foi implantado. Com a extrusão, o olho volta ser como era antes do implante do anel. Esta é uma vantagem do procedimento, ser reversível. É possível um novo implante ou em alguns casos o transplante de córnea torna se necessário.

O anel de ferrara estabiliza o ceratocone?

Por ser um dispositivo rígido, ele poderá tornar mais firme a estrutura da córnea, evitando ou deixando devagar a evolução do quadro de ceratocone para um transplante de córnea.

Qual o objetivo da cirurgia do anel de ferrara?

O objetivo da cirurgia para implante do anel corneano ou anel de ferrara é melhorar a visão. Mas é importante saber que essa cirurgia não tem finalidade refrativa, ou seja, não livra o paciente do uso de óculos ou lentes de contato. Na verdade, em quase metade dos casos, após a cirurgia do anel, ainda será necessário o uso de óculos ou lentes de contato.

Mas então porque fazer a cirurgia? Porque antes de colocar o anel, nem de óculos ou de lente de contato proporciona mais boa visão.

Cirurgia de Anel de Ferrara | Dr. Marcelo Vilar

Leia também: Anel Corneano para ceratocone

O Anel de Ferrara substitui o transplante de córnea?

Não. O objetivo principal do Anel de Ferrara é a reabilitação visual melhorando as condições do paciente de utilizar seus óculos ou a adaptação das lentes de contato.

Como é o pós operatório?

Raros sintomas são vistos no pós operatório, mas casos de lacrimejamento, fotofobia  e olho vermelho leve, podem ser vistos. Entretanto, o aparecimento tardio destes sintomas é anormal a deverá ser comunicado ao médico imediatamente.

Quanto tempo tenho que ficar de repouso e quais cuidados deve-se ter após a cirurgia?

Com três dias, o paciente pode retornar às atividades normais. No começo, estão proibidos banhos de imersão (piscina, praia, banheira), sauna, prática de atividades físicas, coçar os olhos e maquiagem. Os banhos devem ser tomados com cuidado para não deixar cair água no olho. A limpeza do olho é feita com soro fisiológico e gaze esterilizada, de forma delicada, para que não ocorram traumas. É importante que o paciente lave bem as mãos com sabonete antes de fazer a higiene do rosto e de pingar os colírios. O oclusor de acrílico deve ser usado por 30 dias somente para dormir, para evitar que o paciente coce o olho acidentalmente. O paciente deve dormir do lado contrário ao operado.

Tenho que usar óculos depois da cirurgia?

Pode ser necessário o uso de óculos e/ou lentes de contato após o implante de anel de Ferrara.

O perfil do paciente ideal para implante do anel corneano é:

– Córnea transparente com pouca ou nenhuma estria ou cicatriz.
– Intolerância a Lente de Contato ou evolução franca do ceratocone
– Astigmatismo alto
– Ceratometria simulada com valores inferiores a 60,00 D (ou 65). Essa medida é dada pelo exame de topografia de córnea
– Córneas não muito finas
– Ceratocones descentrados costumam apresentar resultados melhores que os centrais

O implante do Anel de Ferrara está contraindicado nos seguintes casos:

– Ceratocone avançado com ceratometria maior que 75.0 D.
– Ceratocone com opacidade corneana severa
– Hidropsia

A cirurgia de implante do anel intraestromal corneano para tratamento do ceratocone é regulamentada e autorizada pelo Conselho Federal de Medicina através da RESOLUÇÃO CFM Nº 1.762/05 (Publicada no D.O.U. 26 Jan 2005 ,Seção I , p. 90)

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.