O mês de outubro é dedicado, entre outros, a homenagear a terceira idade. Uma oportunidade importante também para falarmos sobre os cuidados com a saúde ocular nesta faixa etária.
Esse é o tema o blog do Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná.
Vale lembrar que algumas condições chegam antes de um homem ou uma mulher chegar à terceira idade, porém são assintomáticas. E é aí que está o perigo, segundo o Dr. Marcelo. Por isso, ele recomenda que as consultas ao oftalmologista se tornem mais frequentes a partir dos 40 anos.
Com o diagnóstico precoce, boa parte delas pode ser tratada e revertida, permitindo uma ótima qualidade de visão. Outras dicas importantes: manter hábitos de vida saudáveis, fazer uso dos óculos de sol, seguir rigorosamente os tratamentos prescritos,
Catarata
A catarata é uma das condições mais comuns entre pessoas com mais de 60 anos (embora possa ocorrer entre jovens também). O Dr. Marcelo explica que ela surge quando há perda da transparência do cristalino, a nossa lente natural dos olhos.
Quando surge a catarata a nossa lente natural dos olhos fica opaca, podendo provocar manchas, alterações de cor e, na pior das hipóteses, cegueira. A catarata é a principal causa de cegueira no mundo, atingindo mais de 50% da população.
A catarata não pode ser prevenida. Nem existem tratamentos alternativos que promovam a sua correção. A cirurgia pela Facoemulsificação, uma das terapêuticas mais modernas da medicina.
No procedimento, o oftalmologista aspira a catarata por meio de ultrassons de alta precisão (sem necessidade de abertura corneana), oferecendo excelentes resultados visuais e refrativos. A cirurgia é minimamente invasiva e o retorno às atividades normais é possível em poucos dias.
Mas atenção! Somente o oftalmologista tem experiência e formação para saber se a operação é indicada para cada caso. Na consulta, ele realiza exames avançados destinados a diagnosticar a catarata e orientará o paciente sobre as formas de tratamento.
Na moderna cirurgia de catarata emprega-se também o laser Femtosecond (um tipo de laser que permite ao oftalmologista realizar a cirurgia com pulsos extremamente rápidos.
Por ser tão rápido, preciso e seguro, o Femtosecond laser pode ser aplicado na correção de outros erros refracionais (miopia, hipermetropia e astigmatismo), bem como no transplante de córnea e no tratamento do ceratocone para o implante dos anéis intracorneanos.
Glaucoma
Outra condição muito frequente na terceira idade é o glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no mundo. Só não Brasil, são mais de 900 mil portadores. A doença é causada por uma pressão ocular muito elevada, o que provoca lesões no nervo óptico. Se não tratado, pode levar à cegueira.
O Dr. Marcelo explica que doença pode estar presente e o paciente não ter essa consciência, já que ela é outro mal silencioso. Estima-se que a metade das vítimas do glaucoma não estejam em tratamento ou se estão, não aplicam colírios da forma adequada.
Daí a importância do diagnóstico e tratamento precoce. Do contrário, ocorre uma piora do quadro e, progressivamente, uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez afeta o campo de visão.
As terapêuticas mais modernas para o controle do glaucoma são os colírios com menores efeitos colaterais, a cirurgia a laser e os pequenos ISTENT Inject e os MIGS (Micro Incisional Glaucoma Surgery), para corroborar no controle da pressão ocular.
Degeneração macular
A degeneração macular relacionada à idade (DRMI) é outra doença que costuma acometer pessoas com mais de 60 anos e, assim como a catarata, tem forte relação com o processo de envelhecimento. Vale lembrar que a DRMI, como o glaucoma, também pode levar à cegueira, se não for tratada corretamente.
O Dr. Marcelo Vilar tem mais de 20 mil cirurgias em sua carreira. E você, gostou do conteúdo? Então curta, comente, compartilhe. E se precisar de uma consulta entre em contato conosco pelo fone (41) 99616-9915.