web analytics
19/07/2018
Medicina
Dr. Marcelo Vilar

Olho Seco – Tratamento, Causas, Sintomas – Dr. Marcelo Vilar

Olho Seco – Tratamento, Causas, Sintomas | Dr. Marcelo VilarOlho seco é um termo usado para descrever um grupo de diferentes doenças e condições que resultam da umidade e lubrificação inadequadas do olho, por baixa produção de lágrimas ou por má qualidade do filme lacrimal.

Quando piscamos é formado um filme lacrimal. A síndrome do olho seco ocorre com o rompimento prematuro deste filme, deixando expostos à atmosfera o epitélio conjuntival e corneano.

Há várias anormalidades diferentes que podem causar o olho seco, tais como diminuição da produção de lágrimas, evaporação excessiva, problemas com o piscar,doenças sistêmicas etc…

>>Leia também: Ceratocone tem Cura?

FATORES QUE PODEM CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE OLHO SECO:

  • Causas ambientais: o clima seco, vento, poluição ou contaminação ambiental, lugares fechados, calefação, ar condicionado e radiação dos monitores de computador podem aumentar a evaporação e causar olho seco;
  • Medicamentos: certos medicamentos podem diminuir a capacidade do organismo de produzir lágrimas ( Roacutan);
  • Disfunções hormonais: menopausa, tireoidite de Hashimoto;
  • Lentes de contato: o uso de lente de contato pode (por vários mecanismos) agravar ou provocar o olho seco;
  • Lesões traumáticas, inflamatórias ou malignas das glândulas lacrimais;
  • Fatores nutricionais: desnutrição, deficiência de vitaminas C e B12

FATORES QUE PODEM CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE OLHO SECO | Dr. Marcelo Vilar

SINTOMAS DO OLHO SECO:

  • Dor ocular, sensação de corpo estranho;
  • Sensação arenosa ,ardor ou queimação;
  • Olhos vermelhos,  sensibilidade à luz;
  • Visão de halos coloridos;
  • Olhos lacrimejantes ( mecanismo de compensação);

Doenças oculares associadas, como blefarite, meibomites e anormalidades nas pálpebras, também podem contribuir significativamente para o desconforto do paciente.

TRATAMENTO DO OLHO SECO

O tratamento do olho seco depende da causa.. Os substitutos lacrimais (lubrificantes oculares) são os tratamentos mais utilizados e têm se mostrado eficazes, independentemente da causa do olho seco.

O objetivo é aumentar a umidade da superfície ocular e melhorar a lubrificação através de lubrificantes (colírio ou pomada). Em casos severos, pode ser necessária a intervenção cirúrgica, para que a saúde dos seus olhos melhore.

TIPOS DE SUBSTITUTOS LACRIMAIS

Veiculos que podem aliviar o desconforto causados pelo olho seco.

GOTAS

Os lubrificantes na forma de gotas são de longe os mais usados, pois são fáceis de aplicar e mais parecidos com a lágrima natural.

Lubrificantes | Dr. Marcelo Vilar

GEL

Apresenta conteúdo de água menor do que as gotas e maior retenção no olho, contudo, pode provocar algum borramento na visão. É aplicado geralmente na pálpebra inferior e depois espalhado gentilmente com o olho fechado.

POMADAS

São preparações semissólidas, com menor quantidade de água e um componente gorduroso. São recomendadas para pacientes no pós-cirúrgico de Oftalmologia.

COMO DEVE SER A LÁGRIMA ARTIFICIAL IDEAL?

Deve ser confortável na sua aplicação e não apresentar efeitos colaterais, como por exemplo embaçamento ou distorção visual. Além disso, deve possuir um conservante ( substância utilizada para manter o colírio no frasco de modo estéril, ou seja, sem contaminação) que não seja tóxico para a superfície do olho e que tenha uma composição química semelhante ao da lágrima natural.

QUAIS SÃO OS EFEITOS ADVERSOS DAS LÁGRIMAS ARTIFICIAIS?

Os efeitos adversos estão diretamente associados ao conservantes. Quando o uso do colírio é crônico (contínuo), dependendo do conservante, este pode ter um efeito cumulativo nos olhos, podendo lesar a superfície da córnea, que é extremamente sensível, gerando um certo desconforto ao usuário. Desse modo, o conservante ideal é aquele que atua apenas na proteção do produto, prevenindo contaminações, mas quando aplicado nos olhos não cause qualquer efeito tóxico.

USUÁRIOS DE LENTES DE CONTATO PODEM UTILIZAR LÁGRIMAS ARTIFICIAIS?

Sim, desde que o seu conservante permaneça o menor tempo possível na superfície ocular, pois as lentes de contato aumentam o tempo de retenção do mesmo, podendo levar a um desconforto alem de diminuir o tempo de vida media (duração) das lentes de contato.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

Plug silicone no canal lacrimal:

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.