Miopia, astigmatismo e hipermetropia ou presbiopia. Condições oculares das mais comuns, também conhecidas como erros refrativos e que já permitem a correção, sem que o paciente dependa dos óculos ou das lentes de contato.
O Dr. Marcelo Vilar, médico oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, explica que os erros refrativos se caracterizam pela falta de foco da retina nos raios de luz que entram em nossos olhos.
De acordo com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), erros refrativos não corrigidos configuram uma das principais causas da baixa visão, atingindo cerca de 116 milhões de pessoas em todo o mundo.
Segundo a estatística mundial de prevalência de miopia e astigmatismo, até 30% das pessoas com menos de 40 anos necessitam ou necessitarão usar óculos, o que inclui parte dos casos de hipermetropia. As projeções encontradas no Atlas do IAPB é que até 2050, quase 50% da população seja afetada pela miopia.
O dado preocupante é o de que graus elevados de miopia aumentam as condições de risco par a visão, incluindo doenças como o deslocamento de retina, catarata e glaucoma.
A boa notícia é a de que a Oftalmologia é uma das áreas da Medicina que mais registrou avanços nos últimos anos. Prova disso é que, com novas terapêuticas e a experiência do profissional, a correção de erros refrativos pode ser feita de forma minimamente invasiva, empregando inclusive o uso do laser.
O Hospital de Olhos do Paraná, onde o Dr. Marcelo atende, é um dos principais centros oftalmológicos do país. Somente o especialista já realizou mais de 6.600 cirurgias refrativas.
O Dr. Marcelo acrescenta que a cirurgia refrativa é realizada por meio de diversas técnicas, com alta precisão, baixo índice de complicações, permitindo o rápido retorno às atividades cotidianas.
Quer saber se você é candidato à cirurgia refrativa? Agende uma consulta com o Dr. Marcelo pelo fone (41) 99616-9915. Teremos prazer em atendê-lo.