web analytics
02/08/2018
Medicina
Dr. Marcelo Vilar

O que os nossos olhos podem revelar

Diz-se que os olhos dizem muito sobre o estado geral de uma pessoa. E isto é absolutamente verdadeiro. Um simples exame da visão ajuda a identificar doenças de extrema importância, tais como o diabetes, pressão arterial, câncer de pele, doenças vasculares e até determinados tipos de tumores.

 

A visita ao oftalmologista, é claro, também é fundamental para prevenir ou identificar precocemente doenças da visão que, se não tratadas precocemente, podem até provocar a cegueira, tais como a catarata, glaucoma, degeneração da mácula e retinopatia diabética. Saiba, a seguir, algumas outras características das doenças que podem ser identificadas no exame de rotina oftalmológico:

Diabetes – Quando a taxa de glicemia está elevada, pode haver alteração de grau para mais ou para menos, causando embaçamento da visão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, trata-se de uma doença crônica que acomete mais de 12 milhões de brasileiros – sendo que pelo menos metade deles não sabe disso. O comprometimento dos olhos é uma das complicações mais importantes. Vale ressaltar que o controle da taxa de glicemia pode retardar o aparecimento de alterações na retina ou diminuir sua severidade. Por isso, é sempre importante que o diabético receba acompanhamento permanente de um  médico oftalmologista.

Hipertensão – Um dos muitos sintomas da pressão alta pode ser facilmente identificado estando diante do paciente: olhos vermelhos. Em 90% dos casos, trata-se de hipertensão primária, sem causa identificável. Já os 10% restantes estão relacionados a algum outro problema de base, como falência dos rins e tumores, ou ainda a medicações como a pílula anticoncepcional e os antigripais. É preciso ressaltar que, inicialmente, não há razão para alarde. Os olhos podem estar vermelhos simplesmente devido a um período de noites mal dormidas. Caso o quadro persista e seja acompanhado de perda de visão, dor de cabeça intensa, ou sensibilidade exagerada à luz, daí sim é importante procurar um ajuda especializada.

Hipoglicemia – Uma das causas para os tremores involuntários nos olhos é a hipoglicemia – nível de açúcar no sangue abaixo do normal. Em determinados casos, essa condição vem acompanhada por tremores, sudorese, visão embaçada e até mesmo convulsões – indicando a necessidade de exames complementares para checar a possibilidade de diabetes ou outras doenças metabólicas, doenças do fígado, rins e pâncreas.

Câncer de pele – Os olhos não estão livres do câncer de pele e podem aparecer pintinhas (como sardas) dentro deles. Quem tem histórico de melanoma na família, e até mesmo quem já enfrentou a doença, deve prestar atenção em manchas constantes nos olhos e consultar um médico sobre isso. Num exame de rotina, o oftalmologista também deverá analisar a cor e a forma dos olhos para garantir que está tudo normal.

Tumor cerebral – Tumores no cérebro se manifestam de maneiras variadas. Algumas pessoas têm constantes dores de cabeça e tonturas. Mas outras apresentam sintomas variados. Por isso, durante um exame ocular normal, o seu médico irá verificar se há visão borrada, se houve uma dilatação bem maior de uma pupila em relação à outra, e a cor do nervo óptico. Diante de uma suspeita importante, provavelmente o oftalmologista irá encaminhar o paciente a um neurologista para investigação mais aprofundada.

Aneurisma cerebral – Esse tipo de aneurisma ocorre quando uma artéria no cérebro enfraquece, causando dilatação de uma parte. Neste caso, há risco de ruptura dessa artéria, hemorragia ou ainda de compressão de outras partes do cérebro. Em muitos casos, o aneurisma passa despercebido até ser identificado durante um exame oftalmológico de rotina. Por isso, é importante que o paciente relate a seu médico se vem apresentando outros sintomas, como visão embaçada, dor nos olhos, dores de cabeça ou perda de visão. O médico também irá prestar atenção se as pálpebras estão caídas – já que isso é sinal de que um vaso sanguíneo pode ter rompido ou está vazando –, se há aumento de pressão no olho, hemorragia na retina, e inchaço do nervo óptico. Estrabismo pode ser outro sinal de sangramento no cérebro, possivelmente de um aneurisma ou mesmo um acidente vascular cerebral.”

Doenças vasculares – Os vasos da retina são muito similares aos do cérebro. Quando há uma deficiência na organização desses vasos, é possível que eles estejam danificados, provocando vazamentos. O objetivo principal do tratamento é a melhora da visão e diminuição dos danos teciduais. Mas é fundamental que, além do oftalmologista, o paciente receba acompanhamento médico de um clínico geral ou cardiologista, já que esse tipo de doença está relacionado a toda condição vascular sistêmica da pessoa. Quem tem mais de 60 anos e é obeso, diabético, hipertenso, fuma ou sofre de trombofilias adquiridas ou hereditárias tem de ficar mais atento aos sinais dos olhos.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Vera Maria Porto

    Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.