Você sabia que o homem também tem um dia? É isso mesmo. E ele é comemorado, anualmente, em 15 de julho. Consta outra data no calendário oficial: 19 de novembro. O objetivo é lembrar que o homem, assim como fazem as mulheres, precisa ter mais cuidado com a sua saúde. No nosso caso, vamos atentar, especialmente, às doenças oculares, já que esta é a área de atuação do Dr. Marcelo Vilar.
Está provado! O homem costuma deixar os cuidados com os olhos e com a saúde em geral em segundo plano. Estudo nesse sentido foi realizado há alguns anos pela Universidade de Connecticut, que ouviu cerca de 500 pessoas do sexo masculino e feminino. A constatação foi a de que o homem, definitivamente, não procura ajuda médica de forma preventiva. Outros estudos mais antigos reforçam essa tese. Por não se cuidar como deveria, o homem vive sete anos a menos se comparado com a mulher.
Por conta disso, de acordo com o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, é mais elevado entre o sexo masculino o número de casos de condições como a catarata, glaucoma e degeneração da mácula já em estágio avançado.
O especialista afirma que hábitos saudáveis podem prevenir parte desses problemas. Cortar o cigarro, ter alimentação equilibrada, diminuir o consumo de álcool, adotar pausas periódicas diante do computador e, principalmente, consultar-se frequentemente com o oftalmologista, enumera, são imprescindíveis para se garantir uma boa saúde ocular.
O Dr. Marcelo Vilar tem mais de 20 mil cirurgias oftalmológicas realizadas. É membro titular da Sociedade de Catarata e Cirurgia Refrativa (American Academy of Ophthalmology) e oferece aos seus pacientes o resultado da sua experiência, pesquisas e tecnologia para o diagnóstico das mais variadas doenças e condições que afetam a visão.