web analytics
08/04/2020
Ceratocone
Dr. Marcelo Vilar

O ceratocone pode cegar?

Pouco difundida em comparação a outros problemas de visão, o ceratocone é uma doença comum que progressivamente desperta mais atenção do público em geral. Dos anos 80 até os dias de hoje, tanto o diagnóstico quanto os tratamentos evoluíram muito. Na época, o exame mais qualificado disponível era a ceratometria. Já nos anos 90, surgiu a videoceratoscopia computadorizada, que revolucionou a oftalmologia facilitando o diagnóstico da doença. Hoje, o exame é feito por tomografia da córnea, que revela imagens captadas por câmera Scheimpflug ou por tomografia de coerência óptica. Essa tecnologia permite o diagnóstico precoce, possibilitando tratamento desde a fase inicial e evitando maiores prejuízos para a visão.

Antes de responder a questão colocada no título do nosso blog, nós da equipe do Dr. Marcelo Vilar, propomos o seguinte: vamos entender um pouco mais como o ceratocone aparece e evolui? E quais são os grupos mais suscetíveis à doença? Confira os tópicos abaixo:

Preste atenção aos sintomas

Visão borrada e/ou distorcida, tanto para longe quanto para perto. Coceira constante nos olhos. Mudança de grau dos óculos em curtos períodos de tempo. Estes são os principais indícios que você pode ter ceratone. Ao levar em conta o levantamento da história clínica do paciente, caso haja a suspeita da ocorrência do ceratocone, indica-se a realização de exames de topografia e tomografia da córnea para chegar ao diagnóstico e descartar outros problemas como, por exemplo, o astigmatismo. A gravidade do caso também é classificada como leve, moderada ou avançada. São passos primordiais para a definição do tratamento mais adequado.

Linha do tempo do ceratocone

O ceratocone comumente aparece no começo da adolescência, por volta dos 13 anos. Não tem distinção de sexo, afetando homens e mulheres em percentuais similares. Manifesta-se numa proporção de 1 caso a cada 20 mil pessoas. A doença tende a evoluir no máximo até o paciente completar 40 anos. Após este marco, a tendência é de estabilidade.

Prevenção e tratamentos

Ainda que seja recomendável não coçar os olhos para não piorar o quadro da doença, não existe um método realmente eficaz para prevenir o ceratocone. Sua causa é hereditária, portanto a maneira ideal é fazer exames preventivos durante a adolescência para diagnosticá-lo precocemente.

Em relação aos tratamentos, o médico oftalmologista com especialidade, como o Dr. Marcelo Vilar, irá recomendar uma das seguintes opções: uso de óculos, lentes de contato, cirurgia de cross-linking, Anel de Ferrara ou transplante de córnea.

Nos casos cirúrgicos, o procedimento é indolor, realizado com anestesia em forma de colírio. A cirurgia de cross-linking dura cerca de uma hora e a de Anel de Ferrara, aproximadamente 30 minutos. O transplante de córnea só é recomendado nos casos em que o quadro já está muito deteriorado.

Enfim, o ceratocone pode me deixar cego?

Antigamente, algumas pessoas perdiam a visão devido a um diagnóstico muito tardio. Faz-se importante lembrar que ceratocone não afeta o nervo óptico, portanto tecnicamente não causa cegueira completa. Mas se não for tratado, pode evoluir a ponto de causar a chamada “cegueira legal”. Neste nível de comprometimento, a visão está tão prejudicada que a pessoa não consegue mais efetuar com naturalidade as tarefas diárias, precisando de ajuda ou assistência especial causada pela deficiência.

Mesmo neste caso mais grave, o ceratocone tem cura através do transplante de córnea. Porém, é um procedimento que pode ser evitado através de simples visitas periódicas ao seu oftalmologista de confiança.

Por isso, confira novamente os sintomas citados nesse conteúdo e não hesite em procurar o Dr. Marcelo Vilar. Marque sua consulta através do telefone (41) 99616-9915 e cuide da saúde dos seus olhos.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.