Estamos no “Maio Verde”, mês voltado a conscientizar a população sobre os perigos do Glaucoma. A doença atinge, no mundo, cerca de 64,3 milhões de pessoas, entre 40 e 80 anos. Estima-se que, até 2040 esse número aumente para 111,8 milhões. Mais de 50% das pessoas acometidas pelo Glaucoma, não utilizam o colírio de forma correta. Isso é muito grave, pois impossibilita o sucesso do tratamento. No Brasil, aproximadamente um milhão de pessoas são portadoras de Glaucoma. Mas afinal, você sabe o que é o Glaucoma? O Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, explica.
De acordo com o médico, o Glaucoma provoca lesões no nervo óptico, gerando defeitos na visão. A maioria dos casos iniciais é silenciosa e progressiva e esse é um dos perigos da doença.
Embora não tenha cura, o Glaucoma pode ser controlado, se realizados o diagnóstico e o tratamento precoce, que podem identificar sinais iniciais de alterações glaucomatosas antes do surgimento de alterações na visão. Para isso, são realizados exames tais como a tomografia de coerência óptica e a eletrorretinografia, ambos na rotina do Hospital de Olhos do Paraná.
Uma das formas mais modernas de tratamento é o emprego do Laser SLT, que contribui para reduzir a pressão intraocular. A cirurgia a Laser e os pequenos ISTENT Inject, bem como os MIGS (Micro Incisional Glaucoma Surgery), também corroboram no controle da pressão ocular. Todas essas formas de tratamento também disponíveis no Hospital de Olhos do Paraná.
O que achou do conteúdo? Ficou com dúvidas? Agende uma consulta com o Dr. Marcelo Vilar pelo fone (41) 99616-9915. Mais informações pelo site www.marcelovilar.com.br