Alerta é do Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, por ocasião do Maio Amarelo
Estamos no Maio Amarelo, mês de conscientização e combate aos acidentes de trânsito. O Dr. Marcelo Vilar, médico oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná lembra que, em uma colisão, os olhos ficam demasiadamente expostos. Os riscos de lesões, adverte, são muito elevados. Entre elas, o médico cita contusões, inflamações (uveites), hemorragias, entre outras.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, pessoas com baixa visão aumentam em três vezes os riscos de um acidente. Um dos motivos, segundo o Denatran, é o de que a maioria das pessoas só é submetida a um exame oftalmológico, na hora em que tira a carteira.
Existem alguns sinais, de acordo com o Dr. Marcelo, que permitem identificar se é hora de o motorista procurar um oftalmologista. São eles: não conseguir ler algumas placas do trajeto a tempo; apertar os olhos para ler; apresentar sensibilidade a claridade (fotofobia); dores de cabeça frequentes.
Segurança no trânsito, para o Dr. Marcelo, é sinônimo de boa acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas das categorias A e B (não profissionais). E fica o alerta! Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impossibilitam que um candidato tire ou renove a sua CNH.
A Cirurgia Refrativa
O procedimento oftalmológico que corrige os erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou vista cansada), explica o Dr. Marcelo, é a chamada cirurgia refrativa, um dos procedimentos mais avançados da Oftalmologia, avalia o Dr. Marcelo.
O oftalmologista explica que, pela cirurgia refrativa, a córnea é remodelada por meio de moderna tecnologia, inclusive a Laser, que permite a correção dos erros de refração. A cirurgia permite melhorar a qualidade de visão e eliminar ou reduzir a necessidade do uso dos óculos ou das lentes de contato. O paciente sequer fica internado e, em poucos dias, está apto a realizar as atividades normais do dia a dia.
Gostou deste conteúdo? Então curta, comente, compartilhe. E se quiser agendar uma consulta com o Dr. Marcelo Vilar, ligue para (41) 99616-9915.