web analytics
01/06/2023
Ceratocone
Dr. Marcelo Vilar

Junho Violeta: Coçar exageradamente os olhos pode provocar grave doença da visão

O alerta é do Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, durante o Junho Violeta, mês dedicado a conscientizar sobre o ceratocone

 

Você conhece os riscos de coçar exageradamente os olhos? Saiba que esse hábito pode provocar uma doença ocular denominada de ceratocone, que danifica a estrutura da córnea. Para conscientizar sobre o ceratocone, uma campanha intitulada “Junho Violeta”,  reforça sobre a importância da conscientização relacionada à doença.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o problema atinge uma a cada duas mil pessoas no país e, por ano, afeta cerca de 150 mil brasileiros. O problema agrava-se na medida em que falta o acompanhamento médico especializado, alerta o Dr. Marcelo Vilar. 

O oftalmologista explica que o ceratocone é uma doença que pode ter início no final da adolescência ou no início da idade adulta. Alerta, também, que crianças com quadro grave de alergia ocular podem apresentar ceratocone ainda na infância.

O Dr. Marcelo destaca que a coceira ou a alergia nos olhos estão entre os principais fatores nos portadores do ceratocone. A doença, segundo ele, é diagnosticada com exames que avaliam a curvatura e espessura corneanas. Os principais são a topografia (ou ceratoscopia) de córnea e a tomografia de córnea. 

 

Sintomas

Os principais sintomas do ceratocone são baixa de visão que não melhora totalmente com o uso dos óculos, mudança brusca de grau (principalmente aumento do astigmatismo) e dificuldade de visão noturna. A coceira e atopia (hipersensibilidade ao ambiente, de origem genética) estão presentes em cerca de 20% dos pacientes. 

 

Tratamentos

O principal objetivo dos tratamentos são a promoção de boa visão ao paciente, bem como a garantia de conforto no emprego dos recursos que serão utilizados para preservar a saúde da córnea e, consequentemente, a acuidade visual, segundo o Dr. Marcelo. 

A primeira opção que o paciente recebe de tratamento é a prescrição de óculos, nos casos iniciais da doença. A partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória, a lente de contato para o ceratocone é a próxima alternativa.

Crosslinking da córnea é um tratamento cirúrgico desenvolvido com a finalidade de aumentar a resistência corneana, aumentando com isso sua estabilidade para o ceratocone em progressão.

Outra alternativa citada pelo Dr. Marcelo é o chamado Anel de Ferrara. O tratamento está indicado, principalmente, para os portadores de ceratocone primário, pós- ectasias de cirurgia refrativa, alguns casos de pós-operatórios de transplante de córnea, intolerantes a lentes de contato ou com irregularidades acentuadas da córnea.

Finalmente, quando o ceratocone encontra-se em estágios avançados e, nenhum dos tratamentos acima é indicado a sua correção, o paciente é submetido ao transplante de córnea. A cirurgia, da qual o Hospital de Olhos do Paraná é referência no país, permite que pessoas com deficiência visual por problemas de córnea recuperem a visão.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.