web analytics
01/08/2018
Medicina
Dr. Marcelo Vilar

Hipermetropia – Tratamento, Causas e Sintomas – Dr. Marcelo Vilar

Hipermetropia – O que é um erro refrativo?

Um erro de refração é um problema de visão. Os erros de refração são uma razão comum para o nível reduzido de visão (acuidade visual).

A refração refere-se à flexão da luz, neste caso pelo olho, para enfocá-la. Um erro de refração significa que o olho não pode focar a luz corretamente na retina. Isso geralmente ocorre devido a anormalidades na forma do globo ocular, ou porque a idade afetou o funcionamento das partes focais do olho.

Existem quatro tipos de erros refrativos:

  • Visão curta (miopia).
  • Visão longa (hipermetropia).
  • Visão longa relacionada à idade (presbiopia).
  • Astigmatismo (um erro de refração devido a uma córnea desigual).

Para entender completamente os erros refrativos, é útil saber como vemos.

Quando olhamos para um objeto, os raios de luz do objeto passam pelo olho para alcançar a retina. Isso faz com que as mensagens nervosas sejam enviadas das células da retina para baixo do nervo óptico para os centros de visão no cérebro. O cérebro processa as informações que recebe, de modo que, por sua vez, podemos ver.

Os raios de luz saem de um objeto em todas as direções, como resultam da luz que nos rodeia do sol, da lua e da luz artificial que salta para fora do objeto. A parte desta luz rebentada que entra nos olhos de um objeto precisa ser focada em uma pequena área da retina. Se isso não acontecer, o que vemos será borrado.

 

Hipermetropia – Causas

A córnea e a lente têm o trabalho de focar a luz. A córnea faz a maior parte do trabalho, pois os raios de luz que passam pela lente, que ajusta a focagem com facilidade. A lente faz isso alterando sua espessura. Isso é chamado de acomodação. A lente é elástica e pode ficar mais lisa ou mais arredondada. Quanto mais arredondada (convexa) a lente, mais os raios de luz podem ser dobrados para dentro.

A forma da lente é variada pelos músculos pequenos no corpo ciliar. Pequenas estruturas semelhantes a cordas chamadas de ligamentos suspensórios estão ligadas em uma extremidade à lente e no outro ao corpo ciliar. Isso é um pouco como um trampolim com a central sendo a lente, os ligamentos suspensórios sendo as molas e os músculos ciliar sendo a borda ao redor da borda.

Quando os músculos ciliares no corpo ciliar se apertam, os ligamentos suspensórios diminuem, fazendo com que a lente fique mais gorda. Isso acontece para objetos próximos. Para olhar objetos distantes, o músculo ciliar relaxa, tornando os ligamentos suspensórios apertados, e a lente diminui.

Mais flexão (refração) dos raios de luz é necessária para se concentrar em objetos próximos, como na leitura. É necessária uma menor flexão da luz para se concentrar em objetos distantes.

 

O que é visão longa (Hipermetropia)?

A visão longa ocorre quando a luz de objetos próximos não é bastante focada no tempo para atingir a retina. O ponto de foco seria de fato atrás da retina, se a luz pudesse chegar tão longe. A lente tenta mudar sua espessura (torna-se mais gordo ou mais arredondado) na tentativa de enfocar a luz na retina – um processo chamado acomodação. No entanto, as pessoas com visão longa não podem acomodar-se completamente e, portanto, a luz não se concentra na retina e a visão está desfocada. Isso ocorre porque o globo ocular é muito curto, a córnea é muito plana (e assim curva os raios de luz menos), ou a lente não pode se tornar suficientemente redonda (e, portanto, falta energia).

>>> Saiba Tudo Sobre o Ceratocone

As pessoas com um menor grau de visão longa geralmente podem ver a distância, pois esta luz não requer a mesma força de focagem. A sua visão próxima também pode ser clara. No entanto, eles podem cansar os olhos, muitas vezes com dor de cabeça e desconforto visual, porque a lente está tendo que trabalhar com tanta força. Pessoas com hipermetropia mais grave não conseguem ver objetos próximos claramente em foco. A visão longa significa exatamente o que o termo sugere: você pode ver objetos que são muito distantes de você com bastante clareza.

O diagrama acima mostra as diferenças na focagem entre um olho normal e um olho hipermetrópico:

 

O que causa visão longa (hipermetropia)?

As causas da visão longa são geralmente hereditárias (genéticas). A visão longa pode ocorrer em qualquer idade, mas tende a se tornar mais notável acima dos 40 anos de idade.

Em casos raros, a visão longa é causada por outras condições, como diabetes, síndrome do olho pequeno câncer ao redor do olho e problemas com os vasos sanguíneos na retina.

Muitos bebês e crianças muito pequenas tendem a ter um pouco de visão noturna, mas geralmente crescem fora disso por cerca de 3 anos de idade.

Um tipo particular de visão longa relacionada à idade (presbiopia) ocorre porque a lente do olho se torna mais rígida com a idade.

 

Quais são os sintomas da visão longa (hipermetropia)?

O principal sintoma é uma dificuldade de visão de perto. ‘Tireir’ dos olhos é comum e as pessoas com visão prolongada podem ter dores de cabeça e visão desconfortável.

Pode haver dificuldades em ver com ambos os olhos (visão binocular), pois o cérebro tenderá a ignorar os sinais provenientes do olho mais avistado. O olho preguiçoso ou estrabismo (estrabismo) também pode ocorrer em visão longa.

As pessoas com visão prolongada podem ter dificuldade com a percepção de profundidade (visão tridimensional), pois isso precisa de dois olhos para trabalhar juntos, mais ou menos igualmente.

 

Hipermetropia – Complicações?

Se a visão longa e severa (hipermetropia) estiver presente desde uma idade muito jovem, pode resultar em olhos preguiçosos. O olho com visão pior não aprende a ver corretamente porque o cérebro ignora seus sinais e se concentra apenas no melhor olho. O desenvolvimento visual no cérebro ocorre nos primeiros anos de vida e se este problema não é detectado até que a visão tenha terminado de se desenvolver, o olho mais pobre não desenvolverá completamente sua “rota de informação” no cérebro, então nunca mais verá.

 

Qual é o tratamento para a visão longa (hipermetropia)?

Óculos

A maneira mais simples, mais barata e segura de corrigir a visão longa é com óculos. As lentes de prescrição convexas (chamadas de lentes mais) são usadas para dobrar ligeiramente os raios de luz para dar um pouco de força de focagem adicional ao olho. Os raios de luz, em seguida, têm um menor ângulo para curvar-se através da córnea e da lente e a lente tem menos trabalho a fazer. Como resultado, os raios de luz podem se concentrar na retina. Há uma enorme escolha de quadros de óculos disponíveis, para todos os orçamentos; Pessoas mais jovens podem mesmo considerá-los como um acessório de moda.

Lentes de contato

Estes fazem o mesmo trabalho que os óculos, mas eles se sentam bem na superfície do olho. Muitos tipos diferentes de lentes de contato estão disponíveis. As lentes podem ser macias ou rígidas permeáveis ​​aos gases. Eles podem ser diariamente descartáveis, uso prolongado, mensalmente descartáveis ​​ou não descartáveis. Seu óptico pode recomendar qual tipo é mais adequado para seus olhos e sua receita médica.

As lentes de contato tendem a ser mais caras do que os óculos. Eles exigem mais cuidados e higiene meticulosa. Eles são mais adequados para adolescentes e adultos mais velhos do que crianças muito novas.

Cirurgia

A cirurgia a laser é uma opção para algumas pessoas com visão longa. Geralmente, esse tipo de cirurgia não está disponível no NHS. A cirurgia ocular com laser é dispendiosa, mas oferece a chance de restaurar a visão normal permanentemente. O procedimento geralmente é indolor.

A resolução completa e permanente do erro de refração é possível em várias pessoas. Outros têm uma melhoria significativa mesmo que a visão perfeita não seja alcançada e óculos ou lentes de contato ainda podem ser necessários.

Um pequeno número de pessoas desenvolve complicações. Alguns desenvolvem uma visão nebulosa, um problema com a visão noturna, ou problemas com os halos da luz brilhante na sua visão periférica (borda).

Muitas empresas privadas anunciam a cirurgia ocular a laser. Antes de embarcar neste tipo de tratamento, você deve fazer alguma pesquisa. Você só tem um par de olhos e você precisa encontrar o melhor tratamento para você. Isso pode não ser o mais barato. Tente seguir recomendações pessoais, preferencialmente uma recomendação de um cirurgião do olho do NHS (oftalmologista). É importante que você conheça seus fatos – a taxa de falhas, o risco de complicações, o nível de pós-atendimento e o que o procedimento envolve, antes de submeter-se a um tratamento irreversível e caro.

Vários tipos de cirurgia a laser foram desenvolvidos. Estes incluem: LASIK®, PRK® e LASEK®. Eles são todos semelhantes, normalmente levando cerca de dez minutos por olho e com o objetivo de remodelar a córnea usando o laser para remover uma camada muito fina de tecido corneano. A remodelação da córnea permite que a refração do olho seja corrigida.

 

LASIK®

  • LASIK significa Laser – Assisted Insitu Keratomileusis. Esta é a forma mais popular de cirurgia ocular a laser.
  • O laser é usado para levantar e remover uma fina aba da córnea.
  • Isso ajuda a achatar a córnea para que os raios de luz possam ser focados de novo e de volta para a retina.
  • A aba é então substituída e fica espontaneamente na córnea subjacente. A aba serve como um curativo natural, mantendo os olhos confortáveis ​​à medida que cura. A cicatrização ocorre relativamente rapidamente.
  • Este é o tipo mais popular e comum de cirurgia ocular a laser.
  • O tempo de recuperação da visão é de cerca de 24 horas.

Para as pessoas que não são adequadas para LASIK®, às vezes são oferecidas as seguintes duas opções.

PRK®

  • PRK meios Photo-Refractive Keratectomy.
  • Durante o PRK®, em vez de criar uma aba de córnea como no LASIK®, o cirurgião remove completamente a camada externa extremamente fina da córnea, usando uma solução de álcool, um dispositivo de “polimento” ou um instrumento cirúrgico contundente. A córnea subjacente é então remodelada com um laser. Uma nova camada epitelial cresce dentro de cinco dias.
  • O tempo de cicatrização no PRK® é mais rápido que no LASEK®.

LASEK®

  • LASEK significa LAser  Sub-Epithelial  Keratomileusis.
  • O procedimento LASEK® envolve uma aba mais fina do epitélio da córnea do que no LASIK®. A córnea embaixo é então tratada como em LASIK® e a aba mais fina é reposicionada e mantida no lugar com uma lente de contato de cura.
  • A aba articulada feita na cirurgia LASEK® é muito mais fina do que a aba da córnea criada em LASIK® (que contém tecido epitelial e estromal mais profundo).
  • A técnica LASEK® diminui a probabilidade de remover muita córnea. Existe também um risco ligeiramente menor de desenvolver olhos secos depois.
  • Pacientes com uma córnea naturalmente fina podem ser mais adequados para este tratamento.
  • O LASEK® pode ser uma opção melhor para pacientes com alto grau de visão longa, o que requer mais remoção de tecido da córnea central.
  • O LASEK® tende a ser mais doloroso e o desconforto pode durar mais do que com o LASIK®. O tempo de recuperação visual pode ser até uma semana.
  • Em alguns casos, o flap fino criado durante o LASEK® não é suficientemente forte para ser substituído e será removido completamente como teria sido no PRK®.
  • A solução de álcool utilizada durante o LASEK® pode irritar e retardar o processo de cicatrização imediatamente após a cirurgia.

Os efeitos colaterais de todas as cirurgias a laser podem incluir visão turva, sobrecorreção ou falta de correção de visão longa, infecção ocular e olhos secos.

 

Com que freqüência preciso de um teste de visão ?

Isso depende da sua idade, do histórico da sua família e de quaisquer condições médicas pré-existentes.

Pessoas com alto risco de problemas de visão precisam de verificações de visão mais freqüentes. Se você tem diabetes , aumento da pressão no olho (glaucoma) , degeneração macular ou história familiar dessas condições, você deve verificar se o seu óptico recomenda exames regulares.

Se você se enquadra em um grupo de alto risco, você deve ter pelo menos um exame de olho de dois anos (bienal) se tiver mais de 50 anos de idade e um anual (anual) se tiver mais de 60 anos de idade.

Se você tem mais de um fator de risco, recomenda-se um exame de visão, pelo menos, de três em três anos, quando chegar aos 40 anos de idade.

Pessoas de baixo risco sem sintomas de um problema de visão, não precisam ter seus olhos testados tão freqüentemente. Se você se enquadra nesse grupo e tem entre 19 e 40 anos, é necessário um exame de olho a cada 10 anos. Entre as idades de 41 e 55 anos, recomenda-se que você veja um óptico por cinco anos. Em qualquer idade entre 56 e 65 anos, são necessários cheques de dois anos, que cai para cheques anuais em pessoas de baixo risco com idade igual ou superior a 65 anos.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.