Coceira e ardência podem ser sinal de alergias oculares, infecções virais, assim como conjuntivite e até mesmo glaucoma, alerta o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná
Curitiba é a capital com as mais baixas temperaturas do país. E isso, muita gente sabe. O que poucos têm ideia é de que a chegada do frio exige um cuidado maior com doenças que podem comprometer a visão. O alerta é do Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná. Segundo ele, nesta época do ano, tornam-se comuns as infecções oculares como conjuntivite, síndrome do olho seco e até mesmo glaucoma e catarata, devido ao uso indiscriminado de medicamentos.
As conjuntivites são comuns com a chegada do frio, porque a infecção viral causada pelo adenovírus provoca gripe e infecções respiratórias. Esses fatores fazem baixar a imunidade, provocando condições tais como a conjuntivite,u geralmente em pacientes já gripados. O Dr. Marcelo Vilar alerta para sinais e sintomas tais como intensa coceira nos olhos, vermelhidão,u inchaço das pálpebras e fotofobia (aversão à luz). O médico explica, ainda, que o herpes que provoca uma lesão labial pode causar uma recidiva ocular.
Cuidados
Entre os cuidados de prevenção é preciso lavar as mãos com frequência e evitar o contato com o nariz, boca e olhos. Essas medidas previnem as irritações comuns nessa época do ano. É preciso ainda cuidar com a automedicação, ato comum que aumenta pelo motivo dos pacientes acreditarem que, para o alívio da irritação, os colírios à base de corticoide são a solução. Tal prática sem uma supervisão de um oftalmologista pode trazer riscos à saúde, adverte o Dr. Marcelo Vilar.
Outras dicas
Não compartilhe objetos pessoais, como maquiagem, toalhas ou lenços. Tal hábito pode contribuir para o surgimento de infecções, micoses e terçol. Portanto, é melhor evitar e utilizar esses objetos apenas para uso próprio. Mantenha as roupas de cama limpas
e as troque com frequência para evitar problemas oculares. E fique atento: travesseiros são grandes transmissores de fungos e bactérias, por isso, é indicado trocar as fronhas e lençóis semanalmente.
Lave as mãos pois, com esse ato simples, você pode inclusive evitar conjuntivite viral. Utilize óculos de sol, mesmo em dias nublados, nos quais a incidência dos raios solares é forte. Evite ambientes refrigerados, pois o ar condicionado pode contribuir para o ressecamento dos olhos, principalmente no frio, de acordo com o Dr. Marcelo Vilar.