As festas juninas são uma das principais festividades do folclore brasileiro. É essencial preservar essa tradição, porém com precaução e alguns cuidados com a nossa saúde, especialmente ocular.
Certas situações podem ocasionar traumatismos e queimaduras, algumas delas com prejuízo definitivo da visão, de acordo com o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná.
Segundo o especialista, algumas dicas são essenciais para que, quem aprecia as festas juninas, possa preservar a sua saúde ocular.
Fogueiras – evite que alguma farpa caia nos seus olhos; saiba como empilhar madeiras com segurança.
Irritações – a fumaça das fogueiras pode provocar irritação, vermelhidão e ardência nos olhos. Só o oftalmologista poderá indicar um colírio lubrificante para quaisquer dessas situações.
Fogos de artifício – são um perigo para os olhos e também para as pernas e pés.
Balões – não é segredo para ninguém que soltar balões é crime ambiental. Onde cai um balão, pode provocar sérios acidentes. Em caso de queimadura ocular, procure diretamente o seu oftalmologista.
Enfim, prevenir sempre é o melhor remédio. Aproveite a festa de São João com responsabilidade. E se gostou do conteúdo curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!