O alerta é do Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, no mês dedicado à conscientização sobre os riscos da doença
Novembro marca várias ações de conscientização relacionadas ao Diabetes. E a glicemia fora de controle também afeta os olhos. A retinopatia diabética é a principal doença que acomete esses pacientes, adverte o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná.
O médico explica que todo diabético deve ter uma atenção especial à saúde de seus olhos, uma vez que altas concentrações de glicose no sangue pode levar a importantes doenças oculares que podem ocasionar forte impacto na perda da visão.
A retinopatia diabética é a principal doença da visão causada pelo diabetes fora de controle, de acordo com o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná. Mas podem surgir também outras condições, tais como o glaucoma e catarata, que também evoluem para a cegueira, embora haja tratamento eficaz nos dois casos.
A retinopatia
A retinopatia diabética é um conjunto de lesões que podem surgir entre as pessoas com diabetes fora de controle. Caso não seja devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão.
Pela sua prevalência e sobretudo pela possibilidade de causar perda de visão e cegueira irreversível, a retinopatia diabética deve merecer uma atenção muito particular, alerta o Dr. Marcelo Vilar.
O diabético tipo 2 deve consultar um especialista logo após o diagnóstico da doença; já o diabético tipo 1 deve ter uma primeira consulta oftalmológica 5 anos após o diagnóstico. O acompanhamento contínuo é fundamental, em ambos os casos.
O médico acrescenta que um diabético, seja do tipo 1 ou do tipo 2, nunca deve esperar pelos sinais ou sintomas da doença para ir ao oftalmologista.