web analytics
10/11/2020
Ceratocone
Dr. Marcelo Vilar

Dia Mundial do Ceratocone, uma doença que ainda gera desinformação.

Em 10 de Novembro é lembrado o Dia Mundial do Ceratocone, doença ainda caracterizada por mitos e pela desinformação. A condição oftalmológica ocorre quando a córnea (a primeira camada dos nossos olhos, que funciona como uma película de proteção) fica cônica, em formato de um cone. É um problema ocular de origem genética que não tem cura. Por isto, é importante o portador realizar o diagnóstico e o tratamento precoces.

Estatísticas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia apontam que uma em cada duas mil pessoas no país têm ceratocone. O hábito de coçar os olhos pode agravar a doença, porque altera uma estrutura da córnea denominada colágeno. A doença é mais comum da córnea. Surge entre os 13 e 18 anos e tende a se estabilizar aos 40. Em todos os casos atinge os dois olhos, tanto em mulheres, quanto em homens, em igual proporção.

De acordo com o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista com 18 anos de experiência e 22 mil cirurgias realizadas na especialidade, pessoas com ceratocone enxergam de forma distorcida, o que pode ocasionar miopia e astigmatismo. Por essas peculiaridades, o ceratocone, em determinadas fases, acaba sendo confundido com outros problemas de visão.

Um dos principais mitos relacionados ao ceratocone é o de que ele pode provocar a cegueira. A boa notícia é que existem diferentes formas de tratamento, em diferentes fases do ceratocone, que permitem ao paciente ter boa qualidade visual. Tudo dependerá da avaliação médica feita pelo oftalmologista. O importante, alerta o Dr. Marcelo, é que haja diagnóstico e tratamento precoces.

Opções de tratamento.

  • Óculos: são prescritos, geralmente, nos primeiros dias da doença.
  • Lentes de contato: opção terapêutica para casos nos quais os óculos já não oferecem a acuidade visual adequada.
  • Crosslinking: é uma moderna opção cirúrgica realizada na córnea que tem o potencial de deter a progressão do ceratocone, evitando a deterioração da visão e um possível transplante de córnea.
  • Anel de Ferrara: procedimento a laser que melhora a esfericidade da córnea e, como consequência, a qualidade visual.
  • Transplante de córnea: é o último recurso, permitindo a recuperação da visão.

O Hospital de Olhos do Paraná, onde o Dr. Marcelo atua, é um dos centros de referência em todas as áreas da Oftalmologia no Brasil. E foi um dos primeiros a implantar em sua rotina o transplante de córnea a laser, empregando a tecnologia do Femtosegundo, em 2013.

O Femtosegundo oferece maior possibilidade de personalização do corte de acordo com a indicação e a doença e, consequentemente, propicia recuperação mais rápida do que pela técnica tradicional manual.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.