Data é celebrada no dia 10 de julho; Dr. Marcelo Vilar, médico do Hospital de Olhos do Paraná, adverte que certas doenças da visão, quando não identificadas e tratadas adequadamente, podem levar à cegueira.
De acordo com o oftalmologista Dr. Marcelo Vilar, especialista do Hospital de Olhos do Paraná, o Dia Mundial da Saúde Ocular visa alertar sobre a importância do diagnóstico e tratamento de certas doenças da visão que, se não identificadas e tratadas adequadamente, podem levar à cegueira.
Estatísticas da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira apontam que uma pessoa com mais de 80 anos aumenta em até 30% o risco de ficar cega. Além disso, mais de 100 mil crianças brasileiras possuem algum tipo de deficiência visual.
Certos hábitos, no entanto, contribuem para reduzir esses dados, de acordo com o Dr. Marcelo Vilar. São eles: cultivar o hábito de dormir bem, evitar bebidas alcoólicas, manter uma alimentação balanceada, fazer uso dos óculos escuros com proteção contra os raios ultravioletas, mesmo em dias nublados, ter atenção especial com o tempo seco, não coçar os olhos exageradamente.
Pouca gente sabe, mas a saúde ocular está estreitamente relacionada com a saúde do restante do corpo, afirma o Dr. Marcelo. Assim, quando surge algum problema com a sua saúde em geral, os seus olhos vão sofrer com isso.
O mais importante, para o Dr. Marcelo Vilar, é que o paciente, ao perceber qualquer desconforto visual, realize consultas periódicas com um oftalmologista. Em especial se já apresenta histórico de algum problema anterior da visão.
Vale lembrar que o oftalmologista consegue ter pistas por meio da anamnese e das evoluções em terapêuticas, que alertam para problemas nos olhos e em outras partes do corpo, acrescenta.
A boa notícia, de acordo com o Dr. Marcelo, é que a Oftalmologia é uma das áreas da Medicina que mais evoluiu nos últimos anos, tanto na parte diagnóstica, quanto nos tratamentos.
Principais condições
Catarata: processo da perda da transparência do cristalino, a lente natural dos olhos. Normalmente, o cristalino é incolor e transparente, tendo como objetivo focalizar os objetos/imagens que enxergamos na retina. Com a opacificação do cristalino, as imagens perdem sua nitidez e qualidade.
A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo. Felizmente pode ser tratada pelo processo de cirurgia de catarata (a facoemulsificação). No procedimento, o cristalino opacificado é “emulsificado”, aspirado por uma microincisão, com consequente implante de lente intraocular para substituí-lo.
Ceratocone: doença ocular geralmente bilateral e progressiva da córnea, de caráter hereditário, com redução progressiva na espessura da parte central da córnea, que vai sendo projetada para fora, formando uma saliência, um cone, vindo a prejudicar a qualidade visual por essa deformidade.
Seus sinais e sintomas não estão devidamente consolidados, porém acredita-se que os principais são: processos alérgicos e o hábito de coçar os olhos constantemente, fatores genéticos (6 a 8% dos casos), alterações metabólicas, alterações estruturais e tensionais da córnea (resistência corneana). Existe ainda, a possibilidade de uma associação todos esses fatores correlacionados.
Glaucoma: Doença progressiva e silenciosa, principal causa da cegueira irreversível no mundo, o Glaucoma ainda desafia a Oftalmologia pelo número crescente dos portadores. Estima-se o que existam 2,4 milhões novos casos no mundo. Somente no Brasil, são mais de um milhão de portadores, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
O glaucoma é uma doença que causa lesões no nervo óptico, gerando defeitos na visão. A maioria dos casos iniciais é silenciosa e progressiva. A boa notícia, segundo o Dr. Marcelo, é que, embora não tenha cura, o glaucoma pode ser controlado, feitos o diagnóstico e o tratamento precoces.
Cirurgia refrativa: é o nome dado às cirurgias destinadas a corrigir os chamados erros refrativos que se apresentam, quando ocorrem desvios no trajeto dos raios luminosos no interior do olho, causando miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Segundo o Dr. Marcelo, que tem uma das maiores experiências do país nesta área da Oftalmologia, a cirurgia refrativa a laser (Excimer Laser), como é chamada, é um dos procedimentos eletivos mais realizados no mundo, quando bem indicado. Tem elevada precisão, baixo índice de complicações, permite o rápido retorno às atividades cotidianas, bem como a independência do uso dos óculos.
Marque já sua consulta!