web analytics
10/07/2023
Check-up
Dr. Marcelo Vilar

Dia Mundial da Saúde Ocular: cuide da sua visão, consulte-se com um oftalmologista

Data é celebrada no dia 10 de julho; Dr. Marcelo Vilar, médico do Hospital de Olhos do Paraná, adverte que certas doenças da visão, quando não identificadas e tratadas adequadamente, podem levar à cegueira.

De acordo com o oftalmologista Dr. Marcelo Vilar, especialista do Hospital de Olhos do Paraná, o Dia Mundial da Saúde Ocular visa alertar sobre a importância do diagnóstico e tratamento de certas doenças da visão que, se não identificadas e tratadas adequadamente, podem levar à cegueira.

Estatísticas da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira apontam que uma pessoa com mais de 80 anos aumenta em até 30% o risco de ficar cega. Além disso, mais de 100 mil crianças brasileiras possuem algum tipo de deficiência visual.

Certos hábitos, no entanto, contribuem para reduzir esses dados, de acordo com o Dr. Marcelo Vilar. São eles: cultivar o hábito de dormir bem, evitar bebidas alcoólicas, manter uma alimentação balanceada, fazer uso dos óculos escuros com proteção contra os raios ultravioletas, mesmo em dias nublados, ter atenção especial com o tempo seco, não coçar os olhos exageradamente.

Pouca gente sabe, mas a saúde ocular está estreitamente relacionada com a saúde do restante do corpo, afirma o Dr. Marcelo. Assim, quando surge algum problema com a sua saúde em geral, os seus olhos vão sofrer com isso.

O mais importante, para o Dr. Marcelo Vilar, é que o paciente, ao perceber qualquer desconforto visual, realize consultas periódicas com um oftalmologista. Em especial se já apresenta histórico de algum problema anterior da visão.

Vale lembrar que o oftalmologista consegue ter pistas por meio da anamnese e das evoluções em terapêuticas, que alertam para problemas nos olhos e em outras partes do corpo, acrescenta.

A boa notícia, de acordo com o Dr. Marcelo, é que a Oftalmologia é uma das áreas da Medicina que mais evoluiu nos últimos anos, tanto na parte diagnóstica, quanto nos tratamentos.

Principais condições

Catarata: processo da perda da transparência do cristalino, a lente natural dos olhos. Normalmente, o cristalino é incolor e transparente, tendo como objetivo focalizar os objetos/imagens que enxergamos na retina. Com a opacificação do cristalino, as imagens perdem sua nitidez e qualidade.

A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo. Felizmente pode ser tratada pelo processo de cirurgia de catarata (a facoemulsificação).  No procedimento, o cristalino opacificado é “emulsificado”, aspirado por uma microincisão, com consequente implante de lente intraocular para substituí-lo.

 

Ceratocone: doença ocular geralmente bilateral e progressiva da córnea, de caráter hereditário, com redução progressiva na espessura da parte central da córnea, que vai sendo projetada para fora, formando uma saliência, um cone, vindo a prejudicar a qualidade visual por essa deformidade.

Seus sinais e sintomas não estão devidamente consolidados, porém acredita-se que os principais são: processos alérgicos e o hábito de coçar os olhos constantemente, fatores genéticos (6 a 8% dos casos), alterações metabólicas, alterações estruturais e tensionais da córnea (resistência corneana). Existe ainda, a possibilidade de uma associação todos esses fatores correlacionados.

 

Glaucoma: Doença progressiva e silenciosa, principal causa da cegueira irreversível no mundo, o Glaucoma ainda desafia a Oftalmologia pelo número crescente dos portadores. Estima-se o que existam 2,4 milhões novos casos no mundo. Somente no Brasil, são mais de um milhão de portadores, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

O glaucoma é uma doença que causa lesões no nervo óptico, gerando defeitos na visão. A maioria dos casos iniciais é silenciosa e progressiva. A boa notícia, segundo o Dr. Marcelo, é que, embora não tenha cura, o glaucoma pode ser controlado, feitos o diagnóstico e o tratamento precoces.

 

Cirurgia refrativa: é o nome dado às cirurgias destinadas a corrigir os chamados erros refrativos que se apresentam, quando ocorrem desvios no trajeto dos raios luminosos no interior do olho, causando miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Segundo o Dr. Marcelo, que tem uma das maiores experiências do país nesta área da Oftalmologia, a cirurgia refrativa a laser (Excimer Laser), como é chamada, é um dos procedimentos eletivos mais realizados no mundo, quando bem indicado. Tem elevada precisão, baixo índice de complicações, permite o rápido retorno às atividades cotidianas, bem como a independência do uso dos óculos.

 

Marque já sua consulta!

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.