Dezembro é o mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de pele, o mais comum no Brasil.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer da pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente.
Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o tipo de câncer da pele mais incidente é o mais agressivo e potencialmente letal.
O câncer de pele no Brasil e a importância da prevenção.
O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. Para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer, sendo aproximadamente 180 mil de câncer de pele.
Esses números do Ministério da Saúde mostram a importância do Dezembro Laranja, uma iniciativa que visa conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de pele. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. A exposição excessiva e sem proteção ao sol é a principal causa de câncer da pele. Por isso, evite o sol entre 10 e 16 horas e use filtro solar.
Além disso, marque check-us preventivos todos os anos com o seu clínico geral. Essa é a recomendação do Dr. Marcelo Vilar, médico do Hospital de Olhos do Paraná em Curitiba-PR