De acordo com o Dr. Marcelo Vilar, médico do Hospital de Olhos do Paraná, a consulta com o oftalmologista é importante para que se possa observar doenças recorrentes da estação e indicar o tratamento mais adequado
Muita gente não sabe, mas o inverno é uma estação que requer cuidados com a nossa visão. O clima seco e a baixa temperatura de cidades como Curitiba contribuem para o surgimento de alergias e patologias que atingem diretamente a saúde ocular.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mais de 20% da população brasileira têm propensão para algum tipo de alergia ocular nos meses mais frios do ano. Por isso, fica a dica! Agende uma consulta com o seu oftalmologista.
A visita a esse especialista propiciará, por meio de exames como o fundo de olho e a aferição da pressão ocular, analisar condições visuais e situações que, mesmo assintomáticas, podem evoluir para problemas oculares graves.
Problemas mais comuns
Conjuntivite alérgica e a síndrome do olho seco são os principais problemas que surgem durante os dias mais frios. A conjuntivite alérgica é causada por agentes como poeira, ácaro e pólen. Determinados medicamentos e alimentos podem favorecer esta condição. Preste atenção nos seguintes sinais e sintomas: vermelhidão nos olhos, inchaços na pálpebra e lacrimejamento.
A síndrome do olho seco é causada por fatores similares ao da conjuntivite alérgica. Ardor, irritação nos olhos, embaçamento da visão e sensibilidade à luz são os principais sinais e sintomas do olho seco.
Uma informação importante! As doenças citadas acima têm características similares às de outros males da visão. Por isto, fica o alerta! Confie na palavra do oftalmologista. Não compre medicamentos por conta própria. A automedicação pode provocar sérios danos e mesmo causar novas doenças.
Até você agendar uma consulta, adote algumas dicas básicas que o ajudarão a proteger os seus olhos. Não compartilhe objetos pessoais, como maquiagens, toalhas ou lenços. O perigo é que esse hábito pode contribuir para a ocorrência de infecções, micoses e terçol (uma lesão em forma de nódulo, que aparece na borda da pálpebra e provoca dor, vermelhidão e calor no local).
Mantenha roupas de cama limpas. Adotando esta medida você evita o surgimento de problemas oculares, já que travesseiros e fronhas, por exemplo, são transmissores em potencial de fungos e bactérias.
Evite ambientes refrigerados. Tente deixar as janelas abertas, pois o ar-condicionado pode contribuir com o ressecamento dos olhos, principalmente no frio.
Use os óculos de sol, pois mesmo em dias nublados a incidência de raios solares é forte. Mas atenção! Escolha um produto de qualidade, preferencialmente indicado pelo seu oftalmologista.