Mantenha a higiene dos seus olhos, evite compartilhar maquiagem ou usar pomadas modeladoras, adverte o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná
Evite que a folia possa causar transtornos, tais como inflamações, alergias, traumas oculares e até a perda da visão. Entre as inflamações, a mais comum é a conjuntivite, além da blefarite e do terçol. Portanto, ao perceber alguma alteração na visão ou dor excessiva nos olhos procure um médico oftalmologista.
O Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, explica que caprichar na maquiagem é indispensável. Mas que certas atitudes são perigosas. Jogar confetes e sprays de espuma contribuem com a diversão, mas tudo tem o seu risco, segundo ele.
Pomadas modeladoras
Outro alerta importante, de acordo com o oftalmologista, são as chamadas pomadas modeladoras, destinadas a modelar e trançar o cabelo. A comercialização do produto está proibida em todo o país, depois que a Anvisa relatou efeitos adversos graves, como queimaduras nos olhos e cegueira temporária.
Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como lentes de contato coloridas, maquiagem e óculos. Faça sempre a higiene dos olhos da forma correta e com produtos apropriados, antes e depois da maquiagem ou da pintura de carnaval. Nunca durma com maquiagem, pois isso pode provocar irritações e inflamações em sua visão. A maquiagem que é absorvida pelo travesseiro e pode invadir a parte interna da pálpebra ou da córnea.
O glitter, o confete e a serpentina também são nocivos. Eles podem cair nos olhos e provocar lesões e arranhões na córnea. Se alguma partícula cair em seu globo ocular lave com bastante água, sabonete neutro e demaquilantes apropriados.
Lápis, rímel e sombra também aumentam as chances da ocorrência de problemas oculares. Vale lembrar que os nossos olhos são muito sensíveis. Fique atento! Aplique o lápis na parte externa dos cílios, nunca na linha d’água, pois se isto acontecer, existe o risco de bloqueio da glândula lacrimal.
Verificar sempre o prazo de validade dos produtos é outra recomendação. Se estiverem vencidos, de acordo com o Dr. Marcelo, podem causar irritações graves na região ocular e na pele.
Todas estas situações podem, ainda, provocar coceira excessiva dos olhos, que é muito nociva, podendo causar desde arranhões na córnea e até evoluírem para o ceratocone. A doença é mais comum da córnea. Não inflamatória, afeta a espessura e o formato da córnea, provocando a visão de imagens distorcidas e embaçadas. Surge entre os 13 e 18 anos e tende a se estabilizar aos 40. Em todos os casos, o ceratocone atinge os dois olhos, tanto em mulheres, quanto em homens, em igual proporção.