web analytics
07/08/2019
Medicina
Dr. Marcelo Vilar

Computador, celular e tablet podem, de fato, prejudicar a visão?

Com a ascensão das tecnologias e sua presença cada vez mais natural em nossa rotina, muitas pessoas começam a se perguntar se o uso de celulares, tablets e computadores podem afetar a visão de uma maneira negativa. Muitos pacientes trazem esse questionamento ao consultório do Dr. Marcelo Vilar, buscando entender como seus hábitos podem influenciar em sua visão.

Para responder à essa pergunta, a equipe do oftalmologista Dr. Marcelo Vilar desenvolveu esse conteúdo sobre como o uso dessas telas de computador, celular, tablet e até mesmo da televisão podem ou não prejudicar a sua visão, causando danos à saúde dos olhos. Confira!

A ascensão das telas

A tecnologia vem avançando, e hoje, é cada vez mais difícil deixar de lado o hábito de checar o celular e a vontade de estar conectado a todo o tempo. Com a facilidade dos dispositivos móveis, se torna ainda mais raro não estarmos conectados, e consequentemente, olhando diversas telas diferentes.

Já ao acordar checamos nossos telefones celulares, vamos ao trabalho e passamos o dia em frente ao computador e até ao chegar em casa temos a forte presença de televisões. Sem esquecer, é claro, que o celular raramente sai de nosso campo de visão durante o dia.

Essa grande exposição dos olhos às telas faz com que o tempo de exposição à luz artificial seja muito elevada todos os dias, podendo causar diversos danos aos olhos.

Como a luz artificial prejudica a visão?

Nossos olhos dependem diretamente da quantidade de luz que recebem para formar as imagens que enxergamos. Em tempos antigos, nossa única fonte de luz era o sol e a lua, mas com a invenção da luz artificial, isso mudou. Porém, o que vem tornando os benefícios e malefícios dessa iluminação um objeto de discussão e pesquisa é o uso de celulares, computadores e tablets.

Computador, celular e tablet podem, de fato, prejudicar a visão? | Dr Marcelo Vilar

Um estudo realizado por cientistas australianos e publicado pela revista Nature, aponta que para o benefício dos olhos, é necessário que cada pessoa fique exposta a 10.000 lux (métrica de intensidade da luz) por três horas diárias.

Quando analisada a rotina da maioria das pessoas, percebemos que o cenário ideal não é o que acontece na prática. A jornada de trabalho ocupa diversas horas do dia, e em geral, é realizada em ambientes fechados que possuem apenas iluminação artificial. Nesses locais a luz fornecida geralmente se encontra em cerca de 500 lux – o que acaba forçando os olhos.

Essa grande exposição à iluminação artificial se soma ainda à forte e constante utilização de aparelhos eletrônicos, resultando em uma exposição dos olhos ainda maior, dificultando a acomodação ocular e favorecendo o surgimento de problemas refrativos como a miopia.

A tecnologia como a causa de danos à saúde dos olhos.

Segundo dados levantados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), pelo menos 50 milhões de pessoas no Brasil são atingidas por distúrbios de visão. Desse total, 60% dos casos estão relacionados a cegueira e deficiência visual em função da síndrome da visão, problema relacionado ao uso prolongado de computador, smartphone, televisão e tablet. A CSV, sigla em inglês para a síndrome de visão, causa vermelhidão nos olhos, queimação, dor de cabeça e outros sintomas.

A OMS ainda prevê que, em 2020, cerca de 35% da população mundial esteja sofrendo com casos de miopia, e que em 2050, o número possa alcançar 52%. Esse aumento previsto possui relação com a grande permanência em ambientes fechados – pois desestimula a visão de longe e diminui a exposição à luz solar – e também ao uso excessivo de telas de celular, computador e outros, pois tendem a acostumar o olho a enxergar apenas de perto, tirando o incentivo da visão longa.

A miopia

Este problema de refração ocorre quando a imagem que deveria se formar na retina, se forma na verdade, antes disso. Uma visão embaçada ao olhar para objetos distantes, a necessidade de apertar os olhos para enxergar, dores de cabeça e dificuldade ao dirigir, especialmente à noite, podem ser sintomas da miopia.

Computador, celular e tablet podem, de fato, prejudicar a visão? | Dr. Marcelo Vilar

Ao apresentar os sintomas, é preciso procurar consultórios de médicos especializados, como o Dr. Marcelo Vilar para tratar o problema. Apesar de óculos e lentes serem excelentes opções para solucionar a miopia, assim como em alguns casos a cirurgia a laser, cada caso deverá ser analisada pelo profissional para definir a melhor estratégia para seu problema.

Em consulta com o Dr. Marcelo Vilar, todos os pacientes têm acesso a todas as orientações necessárias sobre qual é a melhor opção para o seu caso e pode contar com todo o conhecimento e experiência do doutor para resolver o seu problema.

Cuidados com o uso excessivo

Com a saúde não se brinca. Ainda mais com a saúde daqueles que te fazem enxergar a vida. Cuidar de seus olhos é necessário, e para isso, buscar não forçar a visão desnecessariamente é essencial.

Procure sempre estar em ambientes bem iluminados, aproveite a luz natural, e tente limitar o tempo que fica em frente às telas. Esses cuidados são muito importantes para que seus olhos não sejam forçados.

Mesmo ao utilizar seu celular, computador, tablet ou televisão, procure não se aproximar mais do que o necessário, assim, o ajuste natural do seu olho acontece da maneira correta. Um dos fatores mais importantes para manter seus olhos sempre com saúde é consultar periodicamente um oftalmologista. Assim, você trata os problemas já no início, prevenindo complicações.

Agende sua consulta com o Dr. Marcelo Vilar e cuide da saúde de seus olhos. Fale conosco pelos telefones (41) 3310-4225, (41) 3310-4202, (41) 3310-4277 ou pelo WhatsApp (41) 99616-9915. É de Curitiba? Nos visite na Rua Coronel Dulcídio, 199 – 5º Andar, no bairro Batel.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.