web analytics
27/05/2020
Cirurgia refrativa
Dr. Marcelo Vilar

Como saber se a cirurgia refrativa é a melhor escolha para o seu caso

Quando a luz passa do meio ambiente em que enxergamos para o olho, ocorre a mudança de seu comportamento, esse fenômeno chama-se refração. Seu estudo é utilizado para verificar se o olho está com a focalização adequada, possibilitando assim a formação de imagens nítidas. Um olho que não tem condições de focalizar a visão para perto ou para longe ou as duas situações simultaneamente é portador dos chamados vícios ou erros de refração. As mais comuns, conhecidos e tratados na oftalmologia são a miopia, a hipermetropia e astigmatismo.

Quando o grau do erro refrativo ainda não está estabilizado, ou seja, apresenta variação em sua evolução, a solução recomendada pelos especialistas, como o Dr. Marcelo Vilar, é o uso de óculos de grau e/ou de lentes de contato. Quando o grau estabiliza, o procedimento recomendado pode ser a cirurgia refrativa. A evolução da técnica com a utilização do laser, o alto nível percentual de sucesso e o pós-operatório rápido, previsível e indolor fazem desse procedimento excelente solução  definitiva para os vícios de refração.

Com mais de 20 mil cirurgias no currículo, o Dr. Marcelo Vilar separou algumas dicas para você entender qual é o procedimento mais adequado. Lembrando sempre que todos os pacientes devem sempre ter a devida orientação de um oftalmologista.

Os erros refrativos

Como já citamos, a refração é o fenômeno em que um feixe de luz atravessa as diferentes estruturas do globo ocular, chegando até a retina para a formação de uma imagem, que será enviada ao cérebro. O erro refrativo ou vício de refração acontece quando a luz não chega com nitidez à retina, gerando imagens distorcidas e/ou sem foco.

Os quatro principais erros de refração são a miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia (também conhecida como “vista cansada”). Os principais sintomas são desconforto nos olhos, dores de cabeça e dificuldade de ler e focalizar objetos para longe e perto.

Conheça agora as principais técnicas cirúrgicas realizadas pelo  Dr. Marcelo Vilar no Hospital de Olhos do Paraná.

Método cirúrgico PRK  – Photorefractive Keratectomy

Esse procedimento, podemos tratar todos os tipos de ametropias, seja a miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, sempre levando em consideração fatores de estabilidade, idade do paciente, exame oftalmológico minucioso e exames computadorizado descartando alguma irregularidade oftalmológica  que contra indique o procedimento . O ideal é que esses pacientes tenham miopias com menos de 8 graus, astigmatismo e hipermetropia de graus menores do que 4 graus.

PRK para cirurgia refrativa proporciona altíssimo nível de segurança, especialmente em pacientes com córneas mais finas ou leves alterações em sua curvatura. Nesta técnica, o cirurgião programa o laser para esculpir as camadas superficiais do tecido corneano.

Método cirúrgico PRK  - Photorefractive Keratectomy | Dr. Marcelo Vilar

Método cirúrgicoLASIK – Laser in-Situ Keratomileusis

Nesta técnica, o laser é aplicado nas camadas intermediárias da córnea, sendo a camada superficial preservada na forma de uma lentícula que será recolocada imediatamente após a aplicação. Como a cirurgia é realizada nas camadas internas da córnea, diminui a inflamação, há menos desconforto pós-operatório e a recuperação visual é rápida, geralmente a partir de 24 horas depois do procedimento.

Implante de lentes fácicas

Nos casos em que as cirurgias a laser acima citadas não podem ser realizadas, recomenda-se o implante de lentes fácicas. Elas possibilitam correção de aproximadamente até 20 graus de miopia, 10 graus de hipermetropia e 7 graus de astigmatismo.

Gostou do conteúdo? Ainda que você tenha conhecimento prévio sobre o assunto, tomar uma decisão sobre a realização de uma cirurgia refrativa depende do diagnóstico, da realização de exames computadorizados e sanar todas as duvidas com o seu medico especialista  em cirurgia refrativa sobre os prós e contras.

Agende sua consulta com o Dr. Marcelo Vilar e saiba mais sobre a  possibilidades de cura definitiva para o seu erro refrativo. Ligue (41) 99616-9915 e entre em contato. :)</p>

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.