web analytics
27/05/2020
Cirurgia refrativa
agencia904

Como saber se a cirurgia refrativa é a melhor escolha para o seu caso

Quando a luz passa do meio ambiente em que enxergamos para o olho, ocorre a mudança de seu comportamento, esse fenômeno chama-se refração. Seu estudo é utilizado para verificar se o olho está com a focalização adequada, possibilitando assim a formação de imagens nítidas. Um olho que não tem condições de focalizar a visão para perto ou para longe ou as duas situações simultaneamente é portador dos chamados vícios ou erros de refração. As mais comuns, conhecidos e tratados na oftalmologia são a miopia, a hipermetropia e astigmatismo.

Quando o grau do erro refrativo ainda não está estabilizado, ou seja, apresenta variação em sua evolução, a solução recomendada pelos especialistas, como o Dr. Marcelo Vilar, é o uso de óculos de grau e/ou de lentes de contato. Quando o grau estabiliza, o procedimento recomendado pode ser a cirurgia refrativa. A evolução da técnica com a utilização do laser, o alto nível percentual de sucesso e o pós-operatório rápido, previsível e indolor fazem desse procedimento excelente solução  definitiva para os vícios de refração.

Com mais de 20 mil cirurgias no currículo, o Dr. Marcelo Vilar separou algumas dicas para você entender qual é o procedimento mais adequado. Lembrando sempre que todos os pacientes devem sempre ter a devida orientação de um oftalmologista.

Os erros refrativos

Como já citamos, a refração é o fenômeno em que um feixe de luz atravessa as diferentes estruturas do globo ocular, chegando até a retina para a formação de uma imagem, que será enviada ao cérebro. O erro refrativo ou vício de refração acontece quando a luz não chega com nitidez à retina, gerando imagens distorcidas e/ou sem foco.

Os quatro principais erros de refração são a miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia (também conhecida como “vista cansada”). Os principais sintomas são desconforto nos olhos, dores de cabeça e dificuldade de ler e focalizar objetos para longe e perto.

Conheça agora as principais técnicas cirúrgicas realizadas pelo  Dr. Marcelo Vilar no Hospital de Olhos do Paraná.

Método cirúrgico PRK  – Photorefractive Keratectomy

Esse procedimento, podemos tratar todos os tipos de ametropias, seja a miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, sempre levando em consideração fatores de estabilidade, idade do paciente, exame oftalmológico minucioso e exames computadorizado descartando alguma irregularidade oftalmológica  que contra indique o procedimento . O ideal é que esses pacientes tenham miopias com menos de 8 graus, astigmatismo e hipermetropia de graus menores do que 4 graus.

PRK para cirurgia refrativa proporciona altíssimo nível de segurança, especialmente em pacientes com córneas mais finas ou leves alterações em sua curvatura. Nesta técnica, o cirurgião programa o laser para esculpir as camadas superficiais do tecido corneano.

Método cirúrgicoLASIK – Laser in-Situ Keratomileusis

Nesta técnica, o laser é aplicado nas camadas intermediárias da córnea, sendo a camada superficial preservada na forma de uma lentícula que será recolocada imediatamente após a aplicação. Como a cirurgia é realizada nas camadas internas da córnea, diminui a inflamação, há menos desconforto pós-operatório e a recuperação visual é rápida, geralmente a partir de 24 horas depois do procedimento.

Implante de lentes fácicas

Nos casos em que as cirurgias a laser acima citadas não podem ser realizadas, recomenda-se o implante de lentes fácicas. Elas possibilitam correção de aproximadamente até 20 graus de miopia, 10 graus de hipermetropia e 7 graus de astigmatismo.

Gostou do conteúdo? Ainda que você tenha conhecimento prévio sobre o assunto, tomar uma decisão sobre a realização de uma cirurgia refrativa depende do diagnóstico, da realização de exames computadorizados e sanar todas as duvidas com o seu medico especialista  em cirurgia refrativa sobre os prós e contras.

Agende sua consulta com o Dr. Marcelo Vilar e saiba mais sobre a  possibilidades de cura definitiva para o seu erro refrativo. Ligue (41) 99616-9915 e entre em contato. :)</p>

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.