Se você já atingiu a faixa etária dos 50 anos consulte-se com um oftalmologista; talvez esteja na hora de você realizar a cirurgia de catarata
Início de ano, para muitos brasileiros, começa só depois do carnaval. Se a máxima é verdadeira então é o momento propício para cuidarmos da nossa saúde como um todo.
Existem problemas que não têm como ser prevenidos, mas que, no caso dos nossos olhos, graças à evolução da Oftalmologia, podem ser corrigidos, restaurando a boa qualidade de visão. Uma dessas condições, tema do nosso post, inerente ao processo do envelhecimento, é a catarata, principal causa de cegueira reversível no mundo.
Dados sobre a Catarata
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 38,6% das mulheres acima dos 60 anos sofrem de catarata, contra 29,4% dos homens na mesma faixa etária. Porém, pesquisa recente feita após a pandemia do Covid-19 detectou que 14 milhões de brasileiros na faixa etária entre os 50 e 59 anos tinham catarata. Só fica atrás de hipertensão, problemas na coluna e colesterol alto.
A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa 20 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), surgem cerca de 550 mil novos casos no Brasil por ano.
Mas e o que é a catarata?
O Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, explica. Segundo ele, a catarata é o embaçamento (opacidade) do cristalino como se houvesse uma névoa diante dos olhos, que provoca perda progressiva e indolor da visão.
Visão embaçada, difusa, nebulosa ou opaca são alguns dos principais sintomas da catarata. Porém, existem outros. São eles: maior sensibilidade à luz, como os dos faróis dos carros que se aproximam ao dirigir à noite; necessidade uma luz mais forte para determinadas atividades, como a leitura, em áreas internas; visão dupla em um único olho; e película esbranquiçada ou cinzenta sobre o olho quando você se olha no espelho.
A catarata ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriados.
Tratamento
O único tratamento eficaz par a corrigir a catarata é a cirurgia. Não existem medicamentos, colírios, exercícios ou óculos que possam evitá-la, de acordo com o Dr. Marcelo Vilar.
A moderna cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local, o que permite ao paciente retornar ao seu domicílio logo após o término do procedimento. Pelo procedimento, denominado de facoemulsificação, o cristalino opacificado é “emulsificado” aspirado por uma microincisão, com consequente implante de lente intraocular para substituí-lo.
Ao invés de ser retirada por inteiro, a catarata é toda fragmentada em minúsculos pedaços. A retirada é feita por meio de sucção. Na grande maioria dos casos, a recuperação da visão ocorre logo nas primeiras 24 horas e o resultado é facilmente percebido.
Agende já sua consulta pelo link: https://linktr.ee/dr_marcelovilar