Todos nós conhecemos alguém que sofre com os erros refrativos, amigo ou familiar, ou até mesmo você. A saúde dos olhos é algo que necessita de cuidados, ainda mais quando em ocorrência de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Esses são quatro erros de refração muito comuns e dificultam de se enxergar objetos, pessoas e visuais com clareza. É para isso que os médicos oftalmologistas indicam as cirurgias refrativas, métodos eficazes para a correção dessas dificuldades. São basicamente três tipos de procedimentos cirúrgicos que podem oferecer a saúde integral dos seus olhos novamente. Para responder algumas dúvidas frequentes e te ajudar a entender a importância e segurança das cirurgias refrativas, selecionamos alguns temas interessantes e que explicam detalhes especiais sobre esses procedimentos. Leia a seguir:
Os principais erros de refração que podem ser corrigidos com cirurgias refrativas
Comuns entre as pessoas e prejudiciais a visão, são quatro os tipos de erros de refração. O primeiro é a miopia, um erro refrativo que ocorre quando o olho é mais longo que o normal, o que faz com que os raios de luz sejam focados antes da retina. Na prática, quem sofre com a miopia enxerga os objetos próximos com nitidez e o que está mais afastado embaçado e difícil de distinguir. Também existe a hipermetropia, que é quando a imagem se forma após a retina devido ao menor comprimento do globo ocular e/ou a córnea ou cristalino mais planos. Quem sofre com a hipermetropia enxerga com dificuldade os objetos mais próximos, podendo isso acontecer também para longe, dependendo do grau que se apresenta. Já o astigmatismo é a dificuldade em enxergar para perto e para longe, sendo esse um erro de refração que se associa à miopia e à hipermetropia. É uma deformidade na curvatura da córnea, que faz com que o foco se forme em várias posições na retina. Na prática, o astigmatismo distorce e torna nublada a visão a qualquer distância. Para finalizar, a presbiopia é a vista cansada, perda natural e progressiva da capacidade do olho em focalizar objetos. Esse tipo de problema tem ocorrência a partir dos 40 anos, período onde o cristalino perde a flexibilidade necessária para o ajuste do foco.
Inovação e tecnologia de ponta: os tratamentos revolucionários e eficazes para corrigir erros de refração
A boa notícia é que os avanços tecnológicos são tantos que o paciente pode ser submetido a três tipos de cirurgias refrativas para corrigir tais problemas com segurança e cuidado. O Dr. Marcelo Vilar faz uso de técnicas especiais como LASIK, PRK e Lentes Fácicas, tratamentos muito eficazes. O primeiro é o tipo de técnica mais utilizada no mundo para a correção de grau a laser. Durante o procedimento, um corte preciso garante que uma película da córnea seja levantada. Com isso, o laser consegue atingir a camada mais interna do olho, conseguindo corrigir o grau do paciente. Finalizado, a película da córnea é recolocada no lugar. O LASIK oferece um menor desconforto no pós-operatório e recuperação visual muito rápida devido a menor superfície de cicatrização. Já no PRK, o laser é programado para esculpir as camadas superficiais de tecido corneano, o que reduz os problemas refrativos. Esse tipo de procedimento conta com um alto nível de segurança, o que oferece mais conforto e tranquilidade a pacientes com córneas mais finas ou leves alterações em sua curvatura. Após o procedimento de PRK, é normal a visão permanecer embaçada de 6 a 15 dias até que o epitélio cicatrize na área tratada. As Lentes Fácicas são implantadas na íris dos olhos. O material utilizado são lentes Artisan ou Artiflex, aplicadas quando a cirurgia refrativa a laser não pode ser realizada na correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo. A inovação das Lentes Fácicas está na possibilidade de correção de aproximadamente 20 graus de miopia, até 10 graus de hipermetropia e até 7 graus de astigmatismo.
O comparativo entre cirurgia convencional e personalizada: quem se beneficia?
LASIK, PRK e Lentes Fácicas são tipos de cirurgias personalizadas e que são resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico desenvolvidos a partir das cirurgias mais convencionais. Esses procedimentos esculpem a córnea com utilização de laser de forma única e personalizada. Além disso, elas também podem acontecer de forma diferente em cada olho, diferentemente da cirurgia convencional. Entre os pacientes que podem garantir a solução dos erros de refração através das cirurgias personalizadas estão aqueles que sofrem com miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Mesmo assim, você precisa passar pela análise de um oftalmologista especializado nesses casos para que este possa avaliar a sua condição: se o grau do erro refrativo é considerado estável, a espessura da córnea, análise da curvatura corneana e presença ou não de distorções na córnea. Essas análises pré-operatórias garantirão se a cirurgia personalizada se aplica ou não ao seu caso.
Todos esses detalhes são importantes, mas algo precisa ser salientado pela importância no resultado final das cirurgias refrativas: você precisa contar com um profissional capacitado e especializado para o seu acompanhamento desde o começo até o pós-operatório. Afinal, a realização desse tipo de procedimento precisa ser conduzida por um oftalmologista profissional e que entenda exatamente do caso de saúde dos seus olhos. Uma cirurgia refrativa pode ser a solução que você procura para viver bem e sem os contratempos da miopia, astigmatismo, hipermetropia e/ou a presbiopia. Tome a condução da sua vida, opte pelas cirurgias refrativas e seja ainda mais feliz!
Você ainda está com alguma dúvida sobre os procedimentos ou se isso é para o seu caso de saúde dos olhos? Fale com o Dr. Marcelo Vilar e agende uma consulta com um especialista completo nesses casos de cirurgia refrativa. Agende sua conversa, exame ou cirurgia nos seguintes contatos: (41) 3310-4225 | (41) 3310-4202 | (41) 3310-4277 ou fale com a nossa equipe pelo WhatsApp (41) 99616-9915. Você também pode visitar nossa sede em Curitiba, localizada no endereço: Rua Coronel Dulcídio, 199, 5º Andar, bairro Batel.