Os três problemas refrativos mais comuns dentro da oftalmologia são a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo O erro refrativo ou vício de refração acontece quando a luz não chega com nitidez à retina, prejudicando a formação nítida das imagens. Suas causas mais comuns são a opacidade dos meios óticos, irregularidades na córnea e o tamanho da córnea. Dependendo do erro refrativo, o paciente pode ter dificuldade de enxergar de perto, de longe ou ambos. Desconforto nos olhos, dores de cabeça e dificuldade de focalizar objetos e de realizar leituras são sintomas comuns dessas patologias.
Usar óculos de grau e/ou de lentes de contato podem corrigir para esses problemas, mas atualmente mais e mais pacientes têm optado pela cirurgia refrativa, especialmente aqueles em que o grau do problema está estabilizado. Pessoas cansadas dos óculos ou que não se adaptam convenientemente às lentes também procuram essa opção, realizada com a mais alta tecnologia no consultório do Dr. Marcelo Vilar, médico especialista com mais de 18 mil cirurgias realizadas.
Para você compreender a diferença entre os erros refrativos e as opções cirúrgicas de cada um deles, preparamos este conteúdo elucidativo. Veja agora:
A miopia
Erro refrativo mais comum em todo mundo, a miopia tem como característica principal prejudicar a condição ocular da visão para longe. No olho de um míope, a luz forma a imagem na frente da retina e não sobre ela.
Superfície mais profunda do olho, a retina tem a função de reter a luz, posteriormente transformada em impulsos elétricos que chegam no cérebro, onde a leitura, codificação e interpretação do significado das imagens acontece. Por ser um pouco mais longo que o normal ou por possuir uma córnea mais arredondada, a imagem à distância torna-se borrada.
A miopia é geralmente hereditária, detectada na infância e se estabiliza entre os 20 e 30 anos de idade.
A hipermetropia
Erro refrativo da visão que gera dificuldades para enxergar de perto com nitidez, a hipermetropia é geralmente hereditária e causada por uma alteração no tamanho do globo ocular ou na curvatura da córnea. Isso prejudica a formação correta da imagem na retina, pois a luz é refratada depois dela.
É como se fosse o inverso da miopia: neste caso é a imagem de perto que não aparece com facilidade para paciente. Além da dificuldade da visão próxima, cuja nitidez dos objetos fica comprometida, a hipermetropia pode causar cefaleia, vermelhidão nos olhos, ardor, lacrimejamento e fadiga ocular.
O astigmatismo
O astigmatismo é a deficiência visual causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino, formando uma imagem em vários focos que convergem para diferentes eixos. Este desajuste faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em um único, com as imagens se formando antes ou depois dela.
Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos ficam distorcidos. Ou seja, afeta a visão para perto e para longe. Isso acontece porque alguns raios de luz são focalizados e outros, não. O resultado: imagem borrada, dor de cabeça, sensação de ardor e hiperemia conjuntival – o popular “olho vermelho”.
As cirurgias refrativas
As cirurgias refrativas podem ser realizadas através de diferentes técnicas. No consultório do Dr. Marcelo Vilar, em Curitiba, o paciente passa por uma série de exames para entender as especificidades de cada caso e definir a melhor solução refrativa possível de acordo com os resultados. Conheça as opções disponíveis em nossa clínica:
Cirurgia PRK (Photorefractive Keratectomy): geralmente é indicada para pessoas com os mais diferentes tipos de ametropias: miopias, astigmatismo e hipermetropia. O ideal é que esses pacientes tenham miopias com menos de 8 graus ou astigmatismo e hipermetropia menores do que 4.
LASIK (Laser in-Situ Keratomileusis): corrige até 10 graus de miopia, 6 graus de hipermetropia e até 7 graus de astigmatismo<.p>
Lentes fácicas: nos casos em que as cirurgias a laser acima citadas acima não podem ser realizadas, recomenda-se o implante de lentes fácicas. Elas possibilitam correção de aproximadamente até 20 graus de miopia, 10 graus de hipermetropia e 7 graus de astigmatismo.
Agende sua consulta com o Dr. Marcelo Vilar e saiba mais sobre as cirurgias refrativas personalizadas para você cuidar da sua visão. Entre em contato pelo telefone (41) 99616-9915.