web analytics
15/04/2020
Cirurgia refrativa
Dr. Marcelo Vilar

Cirurgia refrativa: como é o processo para cada erro de refração.

Os três problemas refrativos mais comuns dentro da oftalmologia são a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo O erro refrativo ou vício de refração acontece quando a luz não chega com nitidez à retina, prejudicando a formação nítida das imagens. Suas causas mais comuns são a opacidade dos meios óticos, irregularidades na córnea e o tamanho da córnea. Dependendo do erro refrativo, o paciente pode ter dificuldade de enxergar de perto, de longe ou ambos. Desconforto nos olhos, dores de cabeça e dificuldade de focalizar objetos e de realizar leituras são sintomas comuns dessas patologias.

Usar óculos de grau e/ou de lentes de contato podem corrigir para esses problemas, mas atualmente mais e mais pacientes têm optado pela cirurgia refrativa, especialmente aqueles em que o grau do problema está estabilizado. Pessoas cansadas dos óculos ou que não se adaptam convenientemente às lentes também procuram essa opção, realizada com a mais alta tecnologia no consultório do Dr. Marcelo Vilar, médico especialista com mais de 18 mil cirurgias realizadas.

Para você compreender a diferença entre os erros refrativos e as opções cirúrgicas de cada um deles, preparamos este conteúdo elucidativo. Veja agora:

A miopia

Erro refrativo mais comum em todo mundo, a miopia tem como característica principal prejudicar a condição ocular da visão para longe. No olho de um míope, a luz forma a imagem na frente da retina e não sobre ela.

Superfície mais profunda do olho, a retina tem a função de reter a luz, posteriormente transformada em impulsos elétricos que chegam no cérebro, onde a leitura, codificação e interpretação do significado das imagens acontece. Por ser um pouco mais longo que o normal ou por possuir uma córnea mais arredondada, a imagem à distância torna-se borrada.

A miopia é geralmente hereditária, detectada na infância e se estabiliza entre os 20 e 30 anos de idade.

A hipermetropia

Erro refrativo da visão que gera dificuldades para enxergar de perto com nitidez, a hipermetropia é geralmente hereditária e causada por uma alteração no tamanho do globo ocular ou na curvatura da córnea. Isso prejudica a formação correta da imagem na retina, pois a luz é refratada depois dela.

É como se fosse o inverso da miopia: neste caso é a imagem de perto que não aparece com facilidade para paciente. Além da dificuldade da visão próxima, cuja nitidez dos objetos fica comprometida, a hipermetropia pode causar cefaleia, vermelhidão nos olhos, ardor, lacrimejamento e fadiga ocular.

O astigmatismo

O astigmatismo é a deficiência visual causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino, formando uma imagem em vários focos que convergem para diferentes eixos. Este desajuste faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em um único, com as imagens se formando antes ou depois dela.

Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos ficam distorcidos. Ou seja, afeta a visão para perto e para longe. Isso acontece porque alguns raios de luz são focalizados e outros, não. O resultado: imagem borrada, dor de cabeça, sensação de ardor e hiperemia conjuntival – o popular “olho vermelho”.

As cirurgias refrativas

As cirurgias refrativas podem ser realizadas através de diferentes técnicas. No consultório do Dr. Marcelo Vilar, em Curitiba, o paciente passa por uma série de exames para entender as especificidades de cada caso e definir a melhor solução refrativa possível de acordo com os resultados. Conheça as opções disponíveis em nossa clínica:

Cirurgia PRK (Photorefractive Keratectomy): geralmente é indicada para pessoas com os mais diferentes tipos de ametropias: miopias, astigmatismo e hipermetropia. O ideal é que esses pacientes tenham miopias com menos de 8 graus ou astigmatismo e hipermetropia menores do que 4.

LASIK (Laser in-Situ Keratomileusis): corrige até 10 graus de miopia, 6 graus de hipermetropia e até 7 graus de astigmatismo<.p>

Lentes fácicas: nos casos em que as cirurgias a laser acima citadas acima não podem ser realizadas, recomenda-se o implante de lentes fácicas. Elas possibilitam correção de aproximadamente até 20 graus de miopia, 10 graus de hipermetropia e 7 graus de astigmatismo.

Agende sua consulta com o Dr. Marcelo Vilar e saiba mais sobre as cirurgias refrativas personalizadas para você cuidar da sua visão. Entre em contato pelo telefone (41) 99616-9915.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.