Então saiba mais a respeito da moderna cirurgia refrativa a laser.
O Dr. Marcelo Vilar explica o que é esse procedimento e para quem é indicado.
Segundo o especialista, que tem uma das maiores experiências do país nesta área da Oftalmologia, a cirurgia refrativa a laser (Excimer Laser) é um dos procedimentos eletivos mais realizados no mundo, quando bem indicado. Tem alta precisão, baixo índice de complicações, permite o rápido retorno às atividades cotidianas, bem como a independência do uso dos óculos.
Mas atenção! Alguns critérios são de extrema importância. O paciente primeiro precisa saber se é candidato à cirurgia a laser. O primeiro passo é procurar um oftalmologista. No momento da consulta uma das primeiras perguntas feitas pelo especialista é se existe estabilidade refracional (obtida a partir da fase adulta), sem a qual não existe indicação para a cirurgia a laser. Mulheres grávidas também não podem ser submetidas à cirurgia. É que alterações hormonais podem interferir nos resultados do procedimento.
A avaliação clínica é complementada por exames computadorizados. O primeiro é a tomografia de córnea (que avalia a presença concomitante de outras alterações oculares). O outro exame é a paquimetria ultrassônica (destinada a medir a espessura da córnea para que se calcule a quantidade de córnea que será removida pelo laser).Ambos estão na rotina do Hospital de Olhos do Paraná, um dos mais completos centros oftalmológicos do país.
Pacientes que já foram submetidos à cirurgia de catarata ou ao transplante de córnea e por conta desses procedimentos ficaram com algum grau residual também são candidatos à cirurgia a laser, de acordo com o Dr. Marcelo.
O Excimer Laser é um equipamento é um dos maiores avanços da Oftalmologia. Permite remover a córnea por meio de uma luz ultravioleta, modificando a sua curvatura e corrigindo erros refrativos tais como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, além da presbiopia (ou vista cansada).
Técnicas cirúrgicas
Existem três tipos: Lasik, PRK e PTK. Todas são muito rápidas. Em alguns minutos já é possível perceber importante melhora na qualidade de visão. Em poucos dias o paciente está recuperado e pode retomar as suas atividades normalmente. Será normal que perceba alguns sintomas, entre eles: ardência e sensibilidade à luz (também conhecida como fotofobia).
Não é recomendado que, durante alguns dias, mulheres não utilizem maquiagem no pós-operatório. O médico orienta também que se evite nadar neste período de recuperação, bem como permanecer exposto à luz solar.
Gostou do conteúdo? Quer agendar uma consulta com o Dr. Marcelo Vilar? Então converse com a nossa equipe! 41 99616-9915