14/08/2019
Medicina
Dr. Marcelo Vilar

Cirurgia de miopia: existe grau mínimo?

O uso dos óculos pode ser um incômodo na vida de muitas pessoas, e com esse incômodo, vêm os questionamentos de outras possibilidades que não o uso contínuo das lentes.

A miopia, um erro de refração do olho, causa dificuldade para enxergar e focar objetos à distância. Hoje é um dos problemas mais comuns do mundo, e existem estimativas feitas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de que em 2050 mais de 50% da população mundial apresentará a miopia.

Hoje, o principal tratamento definitivo para o problema é a cirurgia refrativa, procedimento que o Dr. Marcelo Vilar possui muita experiência e técnica. Porém, o tratamento por meio da cirurgia pode causar muitas dúvidas, como o questionamento se existe um grau mínimo para realizar o procedimento e para que se obtenha sucesso no resultado.

Para responder essa pergunta que recebemos muito aqui no consultório do Dr. Marcelo Vilar, desenvolvemos este conteúdo para você. Confira!

Tudo depende do seu caso

Quando se trata da área da saúde, infelizmente nenhuma resposta é imutável e é muito complexo garantir que todos os casos possam ser tratados sob uma mesma regra ou convenção. Tudo sempre dependerá do caso de cada paciente e também do organismo de cada um.

O grau mínimo sugerido para a cirurgia é a partir de 0,5 grau. A partir disto não existe um ponto de corte definitivo, cientificamente validado, para indicar ou não a possibilidade de realizar a cirurgia refrativa como um meio para correção da miopia. Tudo dependerá do caso de cada paciente.

Alguns fatores a serem analisados para decidir pela cirurgia refrativa são:

Uso da visão

Se para uma pessoa 0,5 grau pode não ser incômodo nenhum, e utilizar os óculos não faz tanta diferença, para outra, o mesmo quadro pode ser sentido de maneira totalmente diferente.

Em um exemplo prático, podemos analisar duas pessoas com o mesmo grau, mas com profissões diferentes. Para um policial que possui 1 grau de miopia e precisa realizar uma ação potencialmente perigosa, o incômodo e dificuldade de utilizar óculos podem ser superiores do que para outro profissional com o mesmo grau, mas que trabalha analisando e desenvolvendo sistemas em frente ao computador.

Se há um incômodo com o uso dos óculos, já é possível que você agende uma consulta com um médico especialista como o Dr. Marcelo Vilar para analisar as possibilidades para o seu caso.

Estabilidade de grau

Para as cirurgias refrativas, tanto para miopia, quanto para astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia, recomenda-se que o grau esteja estabilizado.

Se o seu grau está constantemente mudando, aumentando aos poucos, é possível que ao realizar a cirurgia refrativa, seu grau continue progredindo e você possa ter que voltar a utilizar óculos.

O ideal é sempre que haja uma certa estabilidade do grau, para que o procedimento possa ser o menos invasivo possível e com maior taxa de assertividade para você.

Cirurgia de miopia: existe grau mínimo? | Dr. Marcelo Vilar

Exames pré-operatórios

Assim como qualquer procedimento maior, a cirurgia refrativa para miopia exige que alguns exames pré-operatórios sejam realizados.

Nestes exames, é analisado o grau do erro refrativo apresentado e se ele é considerado estável, a espessura da sua córnea, a análise da curvatura corneana e se já a presença ou não de distorções na córnea.

Com os resultados, será possível avaliar uma série de fatores que definirão se a cirurgia refrativa é indicada para o seu caso.

Apesar de não haver uma resposta universal sobre o grau mínimo para realizar a cirurgia, existem diversas maneiras de investigar a melhor solução para cada caso. Contar com médicos experientes e superespecialistas no procedimento que você deseja é algo essencial e que pode te trazer muita tranquilidade no momento da realização do procedimento.

Ao realizar uma consulta com o Dr. Marcelo Vilar, você passa por todos os processos necessários para ter a solução mais acertada para o seu caso. Conte com um atendimento especializado e com a experiência do Dr. Marcelo Vilar: agende sua consulta pelos telefones (41) 3310-4225, (41) 3310-4202, (41) 3310-4277 ou pelo WhatsApp (41) 99616-9915!

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.