02/08/2018
Catarata
Dr. Marcelo Vilar

Catarata: livre-se dela sem perder a qualidade de vida

É sempre muito importante esclarecer! Existem causas da cegueira que são irreversíveis, não têm cura. Para evitar a perda total da visão, o diagnóstico e acompanhamento precoce são imprescindíveis para que se mantenha boa qualidade de vida. Com a catarata, embora muita gente não saiba, é diferente.

A catarata é, de fato, a principal causa da cegueira. Porém, entre todas, é a única que pode ser curada. E graças ao avanço da oftalmologia, o acesso ao procedimento é cada vez maior, bem como a precisão das técnicas cirúrgicas.

A mais incrível entre todas as tecnologias substitui pelo Laser o que antes era feito pelo bisturi. O paciente sai andando do centro cirúrgico. Todo o procedimento demora 10 minutos. Apenas um colírio tópico é utilizado na cirurgia de catarata. No dia seguinte o paciente pode retomar boa parte de suas atividades. Volta a enxergar como nos tempos de juventude. Esta nova técnica cirúrgica, denominada LenSx, fabricada pelos Laboratórios Alcon, está presente ainda em poucos hospitais especializados do país, entre eles o Hospital de Olhos do Paraná, no qual o oftalmologista Dr. Marcelo Vilar atua em Curitiba.

Vamos falar também um pouco sobre a catarata, já que muitas pessoas desconhecem a doença. A catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino. Com esta alteração, que frequentemente é progressiva, a imagem passa a chegar na retina com menor nitidez. A doença pode ser congênita, senil ou secundária. Na Catarata congênita, a criança nasce ou desenvolve a opacificação nos primeiros meses de vidas. Geralmente são causadas por doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez com rubéola, toxoplasmose e outras.

A Catarata senil é a mais frequente e geralmente aparece acima dos 50 anos, como parte do processo de envelhecimento natural do corpo. As cataratas secundárias ocorrem por alterações metabólicas do cristalino, opacificando-o. As causas mais comuns deste grupo são diabetes, uveítes, traumas, excesso de radiação (UV ou outras), abuso de colírios com corticóides e choque elétrico entre outras causas mais raras. É muito importante ressaltar que o check-up frequente a partir dos 50 anos é fundamental, uma vez que a perda da visão pela catarata é imperceptível, porém progressiva. Além disto, não se deve deixar que um idoso perca a sua qualidade de vida, por conta de uma doença de fácil reversão.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.