Terçol é uma inflamação das glândulas que produzem uma secreção gordurosa e que existem na pálpebra perto das raízes dos cílios. Cientificamente o terçol é chamado de hordéolo. Quando essa inflamação é mais profunda vira um calázio, que é maior e menos doloroso e que, ao contrário do hordéolo, muitas vezes precisa de tratamento cirúrgico.
Em termos mais científicos, o hordéolo afeta as glândulas de Zeiss e Mol enquanto o calázio atinge as glândulas de Meibomius.
Os hordéolos não causam problemas de visão e são menos dolorosos, já os calázios, quando aumentados de tamanho podem afetar a visão e causam muito incomodo, dor e vermelhidão no local. Com algumas medidas eles somem em menos de 1 semana, mas as vezes podem precisar de cirurgia.
>> Veja Também Blefarite – Sintomas, Causas e Tratamento
Calázio, Hordéolo ou Terçol – Causas:
Ocorre porque as glândulas estão produzindo erradamente sua secreção gordurosa ou porque uma bactéria (geralmente um estafilococos) infectou essas glândulas. Muitas vezes ocorrem as duas coisas juntas.
Pode ser decorrente de blefarite que é uma inflamação da pálpebra com acúmulo de secreção gordurosa nos cílios, parecendo uma caspa.
Adolescentes estão mais sujeitos a ter hordéolos e calázios devido a variação hormonal que influencia na produção de gordura. É o mesmo processo que faz com que os adolescentes tenham mais espinhas (acnes).
Calázio, Hordéolo ou Terçol – Sintomas
Os sintomas são: Inchaço das pálpebras, uma pequena elevação no local (“caroço”), coceira, vermelhidão, dor ao mexer na pálpebra ou ao piscar, sensibilidade a luz e pouca secreção.
Pode transmitir?
Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, não é contagioso. Não há necessidade da pessoa ficar em casa ou evitar contato com outras pessoas.
Tratamento do Hordéolo e do Calázio
O tratamento é simples e consiste em:
– Higiene palpebral: Lavar bem o olho afetado, não deixando acumular secreção.
– Calor local: Com uma gaze ou um chumaço de algodão aplicar calor local (morno e não quente) sobre a lesão por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes ao dia.
– Muitas vezes isso é suficiente para que a lesão desapareça em 1 semana.
– Às vezes é necessário usar colírios ou pomadas oculares que contenham antibióticos e antiinflamatórios mas isso só deve ser usado seguindo recomendação médica.
– Quando a pessoa também apresenta blefarite, precisa fazer o tratamento específico para a blefarite pois pode aumentar a chance de ter outros hordéolos.
– Algumas pessoas, espcialmente idosos e adolescentes podem apresentar hordéolos ou calázios de repetição. Quando isso ocorre é preciso usar antibiótico por via oral (comprimidos) por um tempo prolongado.
Calázio, Hordéolo ou Terçol – Cirurgia
– Quando a lesão fica crônica e não resolve com o tratamento clinico é preciso fazer uma drenagem cirúrgica. É uma cirurgia rápida e simples, feita com anestesia local.
– O pós-operatório é bem tranqüilo e em poucos dias nem dá para perceber mais nenhuma alteração.
Mitos populares:
– Muitas pessoas recomendam esquentar aliança e aplicar no local. Como explicado acima, o calor local é a base para o tratamento. Mas usar aliança pode queimar a pele e o uso de compressas mornas fazem um efeito melhor.
– TERÇOL NÃO É CONTAGIOSO. Não precisa faltar a escola ou ao trabalho.