web analytics
18/03/2020
Ceratocone
Dr. Marcelo Vilar

As maiores dúvidas sobre o ceratocone.

Quem acompanha o conteúdo deste blog já ouviu falar muito sobre ceratocone. Nesta patologia, a curvatura da córnea é modificada, provocando uma perda de qualidade visual significativa. Na Clínica de Olhos de Curitiba, onde o Dr. Marcelo Vilar atende seus pacientes, são realizados três tipos de tratamento cirúrgico para correção do problema diagnosticado: crosslinking, implante de Anel de Ferrara e transplante de córnea.

Diferentemente de outras doenças oftalmológicas mais “populares” como a catarata ou o olho seco, o ceratone ainda desperta uma série de indagações, dúvidas e questionamentos. Hoje, vamos matar a sua curiosidade e desvendar as maiores dúvidas sobre esta enfermidade.

O que é ceratocone?

O ceratocone é uma doença não-inflamatória, bilateral e progressiva que afeta a curvatura da córnea e dificulta a função visual do paciente. Se não diagnosticada corretamente, pode ser confundida com astigmatismo irregular. Suas causas não foram desvendadas, mas é certo que fatores congênitos influenciam o seu aparecimento, assim como o hábito de coçar os olhos. Portanto, em caso de coceira frequente, evite esse procedimento e marque sua consulta com o Dr. Marcelo Vilar.

O ceratocone pode me deixar cego?

É incomum, mas o ceratocone pode cegar uma pessoa. Isso só acontece nos casos em que a condição chegou a um ponto muito avançado sem nenhum acompanhamento médico. Em geral, a evolução não leva à cegueira completa, mas sim à chamada “cegueira legal”. Ela se caracteriza pela necessidade de uma pessoa ter assistência especial causada por deficiência visual. Existe uma taxa que mede a acuidade da visão e, no Brasil, o limite deste tipo de cegueira é 20/200.

Com o devido tratamento, o ceratocone não é causador de perda da visão. De modo geral, a doença aparece na adolescência e evolui até a pessoa completar 40 anos, quando tende à estabilização em um mesmo patamar. Portanto, o recomendado é o diagnóstico precoce do ceratocone. Quanto antes for confirmada a condição, maior a tendência de uma solução menos invasiva. Para os casos próximos à “cegueira legal”, apenas o transplante de córnea pode solucionar o problema.

Astigmatismo piora o quadro do ceratocone?

Essa pergunta ocorre com frequência aqui no consultório do Dr. Marcelo Vilar e o mais importante é entender que, na verdade, tratam-se de doenças diferentes. Como os sintomas são parecidos (visão borrada e distorcida, coceira no olho), muita gente acaba confundindo e pensando que uma enfermidade pode ter relação com a outra.

Pra deixar mais claro: o astigmatismo é uma refração da córnea ou do cristalino, onde um eixo fica mais curvo que o outro, resultando em foco incorreto, visão embaçada e desfocada tanto para perto ou para longe. Já o ceratocone é hereditário, progressivo e degenerativo, afetando o formato da córnea, deixando-a com um formato de cone. É isso que afeta a visão do paciente. A ocorrência é mais comum nos jovens e o transplante pode vir a ser necessário.

Quem tem ceratocone pode usar lentes de contato?

A resposta simples é “sim”. Alguns casos de ceratocone em estágio inicial podem ser tratados apenas com o uso de óculos. Com o grau correto, a visão volta a possuir nitidez e qualidade. Claro que esta recomendação só pode ser implementada com o acompanhamento de um médico especializado.

Voltando a abordar as lentes de contato, existem dois tipos que podem ser utilizadas no tratamento do ceratocone. As lentes rígidas (gás-permeáveis) evoluíram com a tecnologia e, desde que o paciente se adapte, podem resolver a questão da nitidez com perfeição. Pra isso, precisam ser bem adaptadas através da receita correta avaliada pelo especialista. As lentes gelatinosas também podem ser utilizadas, sejam as de desenho especial preexistentes no mercado ou as produzidas com exclusividade.

O primordial em todas essas questões é confiar no seu oftalmologista. Só ele terá condições de avaliar qual será o melhor procedimento para cada fase da doença. Faça seu exame preventivo com o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista especialista em ceratocone em Curitiba e cuide da saúde dos seus olhos. Fale conosco pelo telefone (41) 99616-9915 e agende uma consulta 🙂

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.