A catarata é o “embaçamento” da lente natural do olho, chamada cristalino. Essa “lente” equivale a mais ou menos 20 graus e, durante a cirurgia de catarata, é retirada do olho e “substituída” pelo implante de lente intraocular. É por isso que os nossos parentes que eram operados antigamente tinham que usar aqueles óculos bem grossos, chamados de fundo de garrafa. Você lembra?
Atualmente, a moderna cirurgia de catarata é muito mais avançada, realizada com a tecnologia do laser e com uma recuperação muito mais descomplicada do que no passado. Muita gente nos manda diversas perguntas sobre a realização e a recuperação da cirurgia, por isso hoje estou aqui para esclarecer algumas dúvidas. Vamos lá?
Quanto tempo leva a cirurgia?
Aproximadamente 7 minutos na maioria dos casos. O tempo máximo de permanência é de 2-3 horas, desde o internamento, cirurgia e um lanche que é servido após a cirurgia. Antes da alta hospitalar, secretárias especialmente treinadas orientam os pacientes sobre colírios e cuidados empregados no pós-operatório.
Vou sentir dor na cirurgia da catarata? E após a operação?
Não, pois o olho estará totalmente anestesiado com o colírio. Mesmo após o procedimento, o paciente não sentirá dor, no máximo uma sensação de areia no olho, causando ardência e talvez um lacrimejamento transitório, que para logo após o uso da medicação empregada.
Que tipo de anestesia será usada na minha cirurgia?
A anestesia utilizada em quase 100% das cirurgias é a anestesia tópica, onde apenas colírio anestésico é utilizado. O paciente permanece consciente durante toda a cirurgia.
Quanto tempo preciso ficar em repouso após a cirurgia?
A moderna técnica da cirúrgica de catarata, resultou num procedimento rápido, embora extremamente complexo, que não torna necessário internamento para realizar a cirurgia, sendo possível que o paciente volte para casa no mesmo dia após a cirurgia. Porém, alguns cuidados são necessários após a realização da cirurgia de catarata. Confira mais detalhes aqui: https://marcelovilar.com.br/blog/10-dicas-de-cuidados-depois-de-uma-cirurgia-oftalmologica/
Como é minha recuperação visual após a cirurgia da catarata?
No dia seguinte a cirurgia a visão para longe já é melhor do que antes da cirurgia e muitas vezes já é melhor do que o outro olho, que frequentemente apresenta também algum estágio de catarata. E essa visão tende a melhorar ao longo dos dias seguintes. Se o paciente optou pela implantação de lente multifocal, também a visão de perto já será melhor no dia seguinte.
Para detectar a catarata no começo da doença, marque uma consulta preventiva com o Dr. Marcelo Vilar no Hospital de Olhos do Paraná através do WhatsApp: (41) 99616-9915 ou do Doctoralia: https://www.doctoralia.com.br/marcelo-alves-vilar-de-siqueira/oftalmologista/curitiba