01/08/2018
Medicina
Dr. Marcelo Vilar

As altas temperaturas e os cuidados com os olhos

Embora ainda estejamos na primavera, as altas temperaturas já estão dando as caras. Com isso, além dos cuidados bastante conhecidos, como usar protetor solar, beber mais água e se alimentar com pratos mais leves, também é preciso estar atento para a saúde dos olhos, evitando as doenças típicas do calor.

Uma delas, a conjuntivite, é altamente contagiosa e se dissemina muito nesta época do ano. Pode ser infecciosa, causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. Em geral, atinge ambos os olhos e costuma durar de sete a 15 dias.

Os principais sintomas são olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia ou de ciscos nos olhos, secreção e coceira. A conjuntivite não-infecciosa é provocada por agentes externos irritantes, que podem causar conjuntivite alérgica, química ou traumática. Está associada ao sol, à exposição acentuada aos raios ultravioletas, e ao vento. O uso de boné e de óculos com lentes com filtro ajudam a evitar o problema.

Somente o oftalmologista pode fazer o diagnóstico correto do tipo de conjuntivite de cada paciente antes de prescrever o tratamento adequado.

No calor, também aumentam os casos de alergia ocular pelo contato com o cloro nas piscinas, com a água contaminada do mar e com o protetor solar. Por este motivo, não se deve aplicá-lo na área entre a linha da sobrancelha e o ossinho abaixo dos olhos. Finalmente, a síndrome do olho seco, que é uma deficiência na quantidade ou qualidade de lágrima produzida.

Ela provoca aquela sensação de estar com areia nos olhos, peso nas pálpebras, olhos vermelhos, visão embaçada e aumento da sensibilidade à luz. Nesse caso, como nos demais, é preciso usar colírios específicos receitados por oftalmologista.

No mais, é curtir o calorzinho e a vida ao ar livre.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.



Depoimentos

  • Davi Souza

    Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

  • Jaqueline Sampaio

    Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

  • Tatiane Malaguti

    Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

  • Marcelo Fuga Fialho

    Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

  • Kelly Regina

    Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
    Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

  • Jucelia

    O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

  • Flávia

    Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

  • Janaína Lima

    A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

Fale com o Dr. Marcelo

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.