Vem aí o Dezembro Laranja, mês de conscientização do câncer de pele. É o período no qual aproveitamos o calor, o sol, o início das férias e do verão, mas no qual devemos ter um cuidado especial com a nossa pele e, inclusive, com os nossos olhos.
Quem faz o alerta é o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná. Segundo o especialista, é essencial o uso dos óculos de sol que protejam contra os raios ultravioletas. E aqui cabe uma recomendação! Óculos comprados em feiras e camelôs não previnem o câncer que pode acometer os olhos, os tumores na retina, as queimaduras na córnea, a catarata, as inflamações oculares e a presbiopia.
O médico lembra que o câncer de pele é o mais comum no país. No Paraná, onde boa parte da população tem pele clara, a incidência é alta. As estruturas oculares mais suscetíveis a esse tipo de tumor, de acordo com o Dr. Marcelo, são as pálpebras. Os principais sinais são lesões em forma de pintas irregulares, manchas ou verrugas, que podem surgir tanto nas pálpebras superiores, quanto nas inferiores.
Mas os cuidados com os olhos vão além, afirma o médico. A conjuntiva é outro local onde as células cancerígenas podem se desenvolver. Incômodo ao piscar é o sinal mais comum dessa forma de tumor.
Visitas frequentes ao oftalmologista e a realização de exames de rotina podem ajudar a prevenir e tratar adequadamente o tumor que atinge os olhos, segundo o Dr. Marcelo. O importante é que o diagnóstico seja feito precocemente.