web analytics
19/07/2018
Medicina
Dr. Marcelo Vilar

Anel Intracorneal

O anel de Ferrara foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina como procedimento terapêutico para ceratocone. Tem a intenção de regularizar a superfície corneana que se encontra com uma forma cônica e irregular no ceratocone.

Os anéis intra-corneais são indicados para pacientes com ceratocone que apresentam dificuldade visual com o uso de óculos e intolerância ao uso de lentes de contato. Tem a função de melhorar a visão através da regularização da córnea, com diminuição do astigmatismo e/ou da curvatura corneana. São recomendados apenas para alguns tipos e graus de ceratocone, em córneas transparentes.

O anel, fabricado com polimetil-metacrilato (acrílico), transparente e ultrafino, é implantado cirurgicamente na periferia da córnea, através de uma microincisão (1mm), sob anestesia tópica e fica localizado no interior da córnea. Os anéis são implantados a uma profundidade de cerca de 80% da espessura coreana.

 

Esse procedimento é rápido (cerca de 20 minutos), indolor e apresenta baixo índice de complicações. É uma técnica reversível (os anéis podem ser removidos se produzirem algum efeito indesejado) e ajustável (os anéis podem ser modificados ou substituídos). Na maioria das vezes, é necessário readaptar Lente de Contato (rígidas ou gelatinosas) ou utilizar óculos para corrigir o grau restante.

O tratamento do ceratocone objetiva a melhoria da acuidade visual. Sendo o tratamento preconizado de acordo com o estadiamento do ceratocone.

Grau I e II: uso de óculos e lentes de contato.
Grau III e IV: implante de Anel intra-estromal

Nos casos de grau IV com opacidade de córnea e/ou certatometria superior a 75 dipotrias: transplante de córnea
Atualmente, as evidências científicas já permitem um posicionamento médico confirmando a indicação , resultados, previsibilidade e reprodutibilidade com o implante intra-estromal de córnea ( Anel de Ferrara).

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO, juntamente com suas filiadas – Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa – fundamentados em subsídios dos protocolos conduzidos pela Unifesp ( Universidade Federal de São Paulo ) e UFPR ( Universidade Federal do Paraná) , emitiu parecer sobre o assunto considerando o tratamento do ceratocone com implante na córnea de Anel intra-estromal indicado para os casos de ceratocone, nos estágios III e IV, onde todas as outras formas de tratamento clínico foram tentadas.

 

Como é a recuperação da visão após a cirurgia?

A reabilitação visual é rápida. No dia seguinte a visão já está melhor, com estabilização a partir do terceiro mês. É normal neste período apresentar flutuação na visão, principalmente na parte da manhã, em que o paciente estará enxergando bem e no decorrer do dia, apresentará um leve embaçamento. Como não se trata de uma cirurgia estética, pode ser necessária a utilização de óculos ou lentes de contato para complementar a correção, entretanto, a visão pode estar boa, mesmo que haja grau residual.

 

O implante do Anel de Ferrara apresenta importantes vantagens sobre outros procedimentos cirúrgicos que atuam sobre a córnea, a saber:

  • Baixo custo operacional: é realizada sob anestesia tópica, em regime ambulatorial;
  • Reversibilidade: o anel pode ser removido e a córnea retoma suas dimensões originais pré-implante;
  • Reajustabilidade: o anel pode ser substituído ou reposicionado caso necessário para melhora do resultado obtido;
  • Estabilidade: os resultados se mantêm ao longo do tempo;
  • Previsibilidade: os resultados são reprodutíveis;
  • Preserva a integridade do órgão, por tratar-se de uma técnica de adição, preservando a região nobre da córnea, que é o eixo visual;
  • Preserva a asfericidade positiva da córnea, que é uma característica óptica importante para minimizar aberrações do sistema óptico e permitir uma melhor acuidade visual.

 

CONCLUSÃO:

Nos casos onde os óculos e lentes de contatos se tornaram INCAPAZ de proporcionar boa qualidade óptica ao portador de ceratocone, o implante de Anel intra-estromal é a melhor indicação para os portadores de ceratocone, nos graus III e IV, pois alem de melhorar a qualidade visual com o aplanamento córneano que proporciona , pode impedir a evolução da ectasia e consequentemente o transplante de córnea.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.

    Comece uma conversa

    Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

    A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.