web analytics
03/04/2023
Catarata
Dr. Marcelo Vilar

Abril Marrom – Mês Nacional de Prevenção da Cegueira

Nos próximos dias e até o final de abril será desencadeado, em várias partes do país, o “Abril Marrom”, um esforço de entidades médicas, centros hospitalares e governos, com o objetivo de minimizar os graves efeitos provocados pela perda da visão. A preocupação se justifica.

Cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio visual, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Destes, por algum motivo, mais de um 1,2 milhão perderão a visão. Por tal cenário, o primeiro passo para se garantir uma boa saúde ocular, segundo o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, é cultivar hábitos saudáveis para proteger os olhos. O segundo é procurar um especialista periodicamente ou tão logo ocorram desconfortos, sinais ou dores persistentes por conta de algum problema ocular.

Glaucoma
O glaucoma é considerado como o principal vilão entre as doenças oculares. E desafia a medicina, pois é a principal causa de perda irreversível da visão. E isto se deve ao fato de ser uma doença silenciosa. Quando surgem os primeiros sinais, o risco de o paciente ter importante perda da visão é iminente e definitivo.

O Dr. Marcelo Vilar alerta que o glaucoma surge quando o nervo óptico (uma espécie de fio telefônico com mais de um milhão de fibras) começa a apresentar danos. A informação deixa de percorrer de forma correta o trajeto entre o olho e o cérebro. De maneira gradual, lenta e imperceptível, surgem “pontos cegos”, que só serão percebidos depois de um dano considerável. Quando todo o nervo é destruído, ocorre a cegueira.

Muitas pessoas sequer sabem o significado da palavra “glaucoma”. Estatísticas do CBO apontam para um total de um milhão de vítimas da doença no país. Ainda de acordo com o CBO, estima-se que 70% dos portadores não estejam em tratamento.

Negros, asiáticos, pessoas com mais de 40 anos estão entre os grupos de risco. Bebês também podem ser acometidos pela perda da visão provocada pelo glaucoma. Nesses casos, a doença é conhecida como glaucoma “congênito” ou “pediátrico”, acometendo um a cada mil bebês. É rara, porém os seus sinais são bastante evidentes. Está relacionada ao histórico familiar, razão pela qual o diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais.

Catarata
Para o Dr. Marcelo é essencial informar de que existem outras doenças oculares com potencial perda da visão que, se diagnosticadas precocemente por um oftalmologista, podem ser tratadas e inclusive curadas. Um dos exemplos, segundo o médico, é a catarata, caracterizada pela perda de transparência do cristalino (a lente natural do olho). A catarata é a principal causa reversível de cegueira no mundo.

Graças aos avanços da medicina, o tratamento da catarata é feito por meio de uma cirurgia simples, precisa, rápida e segura, denominada de facoemulsificação. A operação consiste em substituir o cristalino que ficou opacificado por uma lente artificial chamada de lente intraocular.

Retinopatia diabética
Controlar o controle glicêmico é de fundamental importância, pois o olho, segundo o Dr. Marcelo, é um dos principais órgãos afetados pelo diabetes. A retinopatia diabética é uma dessas doenças, segundo o médico. Ela afeta os pequenos vasos da retina (região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro). Se não for tratada precocemente, pode provocar a cegueira irreversível.

Existe uma outra forma de retinopatia diabética também, que atinge as grávidas (diabetes gestacional). A doença pode evoluir rapidamente, sendo aconselhável que todas as grávidas efetuem exames de fundo de olho no início da gravidez e no pós-parto.

Marque sua consulta com o
Dr. Marcelo Vilar

Tem dúvidas ou quer uma segunda opinião?
Cadastre-se e ligamos para você.

    Depoimentos

    • Vera Maria Porto

      Agradeço a Deus e ao Dr. Marcelo Vilar todos os dias. Gratidão! Não enxergava direito desde os dois ou três anos de idade. Passados quase 40 anos Deus colocou Dr. Marcelo Vilar no meu caminho. Sai da cirurgia enxergando absolutamente tudo. Uma sensação indescritível. Deus o abençoes e toda família linda.

    • Davi Souza

      Extremamente solícito e tem prazer em deixar bem detalhado todos os porquês por trás das tomadas de decisão. Apresenta as opções e detalha bem os prós e contras.

    • Jaqueline Sampaio

      Médico empático e assertivo, grande especialista na sua área, consegue compartilhar seus conhecimentos com desenvoltura e simpatia. Faço acompanhamento com ele desde que me mudei para Curitiba há 12 anos e tenho plena confiança em seu profissionalismo.

    • Tatiane Malaguti

      Recomendo excelente profissional, atencioso, fiz minha cirurgia para correção e miopia a 6 anos e tenho acompanhamento contínuo

    • Marcelo Fuga Fialho

      Excelente profissional, competência técnica unida a empatia e atenção. Recomendo! Equipe de atendimento, também merece destaque, gentileza e comprometimento.

    • Kelly Regina

      Recebi indicação do Dr Marcelo, de duas amigas que operaram com ele e hoje estão livres dos óculos, realizei a cirurgia a 5 meses e estou super feliz com o resultados e o atendimento.
      Medico muito atencioso, me deixou super calma, pois tinha bastante medo, me passou toda confiança e segurança com sua experiência e atenção, tanto no pré operatório quanto no pós. Só tenho a agradecer por toda dedicação e carinho.

    • Jucelia

      O Dr Marcelo supriu todas as minhas expectativas, fui desenganada achando que não teria solução para enxergar melhor e ele me diagnosticou com muita paciência e tirou todas as minhas duvidas. Hoje enxergo 100% graças a esse excelente profissional.

    • Flávia

      Minha mãe estava com catarata, quase perdendo a visão até que recebemos a indicação para o Dr Marcelo e ela realizou a cirurgia que tanto sonhava. Excelente profissional, pontual, competente, tira todas as dúvidas e super atencioso para com a minha mãe, com certeza o melhor!! Obrigada Dr, hoje minha mãe está livre dos óculos e pode enxergar com qualidade!

    • Janaína Lima

      A 5 anos descobri q tenho Ceratocone, passei por vários médicos que nunca me disseram sobre a cirurgia de implante de Anel de Ferrara. Estava crente que não voltaria a ter uma boa visão. Foi quando recebi indicação do Dr. Marcelo, realizei a cirurgia de Anel com ele há 1 ano e tive mais da metade da minha qualidade visual recuperada. Só tenho a agradecer. Cirurgia sem dor, durou 20 minutos e sai sem tampão ,vendo embaçado mais muito bem. Em 2 dias já estava na minha rotina diária. Muito feliz com o resultado e o carinho prestado por esse médico e toda sua equipe.