Estamos vivenciando talvez a mais desafiadora instabilidade climática do nosso planeta, não é mesmo? Tempo extremamente seco em alguns lugares, como no Brasil; enchentes em outros.
Tudo isso em meio ao início da primavera, que começou no dia 22 de setembro, é uma das mais belas estações do ano, mas também, uma das que requerem cuidados especiais com os nossos olhos.
Afinal, é na primavera que o clima fica muito seco pela falta de chuvas, favorecendo para certas condições como alergias oculares, conjuntivite primaveril e viral.
Tudo isso é potencializado pelo aumento do pólen no ar e às mudanças climáticas. Em qualquer dessas condições, é importante tomar alguns cuidados.
Entre eles, o Dr. Marcelo Vilar, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, recomenda lavar os olhos e as mãos, usar óculos de sol de boa qualidade (com proteção contra os raios UV), evitar coçar os olhos, melhorar a lubrificação dos olhos, dormir sem maquiagem e sem lentes de contato.
O médico alerta que a fumaça das queimadas também pode provocar problemas de saúde ocular, que vão de inflamações leves, queimaduras, ceratites, infecções ou doenças mais graves.
Ao persistirem esses sinais e sintomas não perca tempo! Procure o seu médico oftalmologista.